Humorista piauiense Whindersson Nunes está com uma nova iniciativa
para ajudar o povo no RS
para ajudar o povo no RS
Previsão do Tempo para esta segunda em Porto Alegre
⚠ #Atenção: Previsão de tempestade, hoje (6) e amanhã (7), em áreas do Rio Grande do Sul. O volume total de chuva pode superar os 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos acima de 100 km/h e queda de granizo.
— INMET (@inmet_) May 6, 2024
🔴 Confira o aviso vermelho (grande perigo) 👉 https://t.co/hxNfXsq4KY pic.twitter.com/g3j1vLKInZ
Cantora Anitta em parceria com a Cufa - Central Única das Favelas
O Rio Grande do Sul está passando por uma das piores catástrofes climáticas da história e precisa da nossa ajuda.
— Anitta (@Anitta) May 6, 2024
Quem estiver no Rio de Janeiro pode doar os itens abaixo na sede da Cufa de Madureira, que um dos meus caminhões estará aguardando para levar as doações para quem… pic.twitter.com/qUSSGt1XLl
Humorista pernambucano Gustavo Pardal em seu Instagram
Outras Instituições para ajudar
Ministro-chefe da Secom Paulo Pimenta desmente fake news enquanto trabalha no Rio Grande do Sul (o ministro é gaúcho)
Youtubers Quadrinhos na Sarjeta e Sérgio Hoff atualizam como está a situação no
Rio Grande do Sul:
Rio Grande do Sul:
O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 desalojadas, em 235 municípios atingidos.
A Polícia Rodoviária Federal também informou que até o momento, há 53 trechos de rodovias federais no estado com bloqueios, sendo 39 totais e 14 parciais. Alguns foram interditados por quedas de barreiras, desmoronamentos, erosão e acúmulo de água e outros foram realizados de forma preventiva por apresentarem rachadura na pista ou ponte coberta pelas águas dos rios.
Forças Armadas
O Ministério da Defesa determinou, nesta sexta-feira (3), o estabelecimento de um comando operacional das Forças Armadas para atuar em apoio logístico às ações de proteção e Defesa Civil nos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelos eventos climáticos de chuvas intensas. Foram estabelecidas diretrizes semelhantes a atuação da última situação de calamidade pública estabelecida na região em setembro de 2023.
De acordo com portaria publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm-md-n-2.309-de-1-de-maio-de-2024-557684890), os militares deverão ativar Comando Operacional Conjunto Taquari 2 que deverá ser instruído pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o general Richard Nunes. Desde a última quarta-feira, 626 militares já haviam sido deslocados à região para atuarem no apoio às vítimas.
Também foram mobilizadas 45 viaturas, 12 embarcações e oito aeronaves, além de equipamentos de engenharia para transporte de material e pessoal. Um hospital de campanha está sendo montado no município de Lajeado com estrutura de enfermaria, 40 leitos, dois consultórios de atendimento médico e um de triagem.
As diretrizes para o comando operacional foram estabelecidas após o reconhecimento do estado de calamidade pública em todo o estado Rio Grande do Sul pela Defesa Civil Nacional, em edição extra do Diário Oficial da União dessa quinta-feira (2) (https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-1.354-de-2-de-maio-de-2024-557380919).
Agência Brasil
Veja como você pode ajudar o Povo Gaúcho: