segunda-feira, 28 de abril de 2025

#VcNoBlog Daniel Torres

DOS EUA PARA O SERTÃO. MOVIMENTO POLÍTICO SUPRAPARTIDÁRIO COPIA IDEIA “YES, WE CAN – SIM NÓS PODEMOS”, DE BARACK OBAMA.  

*Por Daniel Torres Araripe – Empreendedor social, presidente da ADESA – Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Araripe e idealizador do Movimento SIM Nós Podemos! 
 

Desde 2017 foi lançado no Sertão do Araripe Pernambucano um movimento político que visa a criação de um projeto de uma candidatura a deputado federal representando a região. Muitos já se aventuraram em eleições passadas ao cargo de deputado federal, mas não logram êxitos por não ter uma sustentação política por traz, por não terem um projeto político que representasse os anseios da região, não passava de um projeto político pessoal ou de um partido pretendendo preencher um espaço. Este ano visando a eleição de 2026 já está surgindo alguns nomes, alguns pré-candidatos ao cargo de deputado(a) federal na região, só que estão trilhando o mesmo caminho das candidaturas anteriores, não passa de um desejo pessoal, ou partidário. 
 

SIM Nós Podemos!  

Este movimento visa criar um núcleo de debates levantando as demandas da região do Araripe e debatendo as propostas. Um núcleo composto de pessoas influentes, formadoras de opinião que vão disseminar perante a população o que é o movimento e sensibilizar a todos da necessidade imperiosa de se criar uma proposta de uma futura candidatura a federal com respaldo de todos os segmentos da população, que represente verdadeiramente um Projeto de Poder para a região Araripeana. Se pretende fazer o diferente, não personificar, personalizar o movimento em torno de um nome, o nome que for escolhido no momento oportuno será apenas o porta-voz do projeto. O objetivo do movimento é criar as bases de uma futura candidatura a federal autêntica, legítima e representativa da região. Uma candidatura com subsídios para trabalhar durante a campanha com propostas levantadas e debatidas pela sociedade com um todo e defendê-las durante o seu mandato. 
 
A CANDIDATURA 

Quem for o representante do movimento que será escolhido o candidato do grupo, que podemos chamar de porta-voz, terá um compromisso muito maior com a região do que simplesmente um compromisso com o seu partido ou grupo político. As decisões quanto ao partido que será filiado passará pela avaliação dos membros do movimento, como também a escolha a qual candidatura ao governo estadual e federal que irá defender. 
 
A IDEIA 
 
Está sendo posta uma proposta de uma Candidatura Coletiva composta por membros de vários segmentos da sociedade e dos municípios, algo inédito na região, uma candidatura a deputado(a) federal respaldada na sua composição de apoios de outras pessoas como fosse uma candidatura única. 
 

ACORDA SERTÂO - O DESPERTAR DO TIGRE DO ARARIPE 
 
A nossa região do Araripe com seu potencial econômico, sempre foi relegada politicamente a segundo plano por parte de lideranças políticas do Estado. Sempre tivemos os nossos representantes na Assembleia Legislativa do Estado, desde a época dos deputados Felipe Coelho, Gilvan Coriolano, Eduardo Farias, Valdeir Batista, Raimundo Pimentel e agora Roberta Arraes e Socorro Pimentel. Apesar destas representações a região na ponta do Estado não conseguiu despertar interesses políticos no nível de governança para o desenvolvimento merecido. Para alguns somos sempre o filho mais problemático, que de qualquer forma para os governantes traz mais problemas que soluções. Ledo engano, o que nos falta é força política a nível estadual e federal que faça valer a nossa contribuição para o desenvolvimento do Estado e do país com o nosso potencial econômico nas áreas mineral, industrial, sem deixar também a área agrícola e de pecuária leiteira esquecida. Sem sombra de dúvida temos terras férteis, o que nos falta é investimento por parte do governo federal em fazer valer o tão sonhado canal do sertão, água do São Francisco para banhar essas terras e transformar em um canteiro de frutas, legumes e outras lavouras. Como também a conclusão imediata da ferrovia do gesso. 

Como falei anteriormente todas essas dificuldades e expectativas passa pela falta de uma representação política forte. No próximo ano acontece mais uma eleição majoritária e proporcional a nível estadual e federal e o que se vislumbra é que estamos caminhando para os mesmos representantes, para a mesma situação política. A região com seus mais de 240 mil eleitores não acordaram ainda que já está passando da hora de termos o nosso representante na Câmara Federal. Sempre existiu são alianças políticas entre os deputados estaduais, prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas, lideranças comunitárias e empresariais com nomes de fora, de outras regiões do Estado. Cada um preocupado em manter o seu feudo político, as suas conveniências políticas. O que já começa se vê nos noticiários e rodas de conversas são os nossos deputados ou candidatos preocupados em fazerem alianças políticas com determinado deputado federal ou candidato em troca de votos nas regiões deles. Os candidatos procuram a região para fazerem um complemento de votos. E como sempre depois de eleitos priorizam as suas regiões e o que sobra depois de muitas insistências enviam alguma coisa, algumas migalhas para a nossa região, e assim vai tocando o barco até a próxima eleição. 

 
DO POTENCIAL ELEITORAL  

Como já citei temos mais de 240 mil eleitores na região. Somos 10 municípios, temos potencial para eleger até três deputados a estadual e folgadamente um deputado federal. A estratégia do Movimento SIM Nós Podemos é, trabalhar para reeleger as duas atuais deputadas estaduais, e escolher mais um candidato a estadual, e eleger desta vez o nosso representante na Câmara Federal. Tudo fazendo parte da proposta de Poder do Araripe, claro todos alinhados ao Movimento. 
 
 
O GRANDE PROJETO EM VISTA
 
O deputado ou a deputada representante do Movimento SIM Nós Podemos! lógico eleito, terá como compromisso de resgatar um grande projeto estruturador em tramitação no Congresso Nacional que é a criação da RIDE - Rede Integrada de Desenvolvimento, chamada de RICA – Rede Integrada Cariri e Araripe. Essa será sem sombras de dúvidas o grande projeto de desenvolvimento da região principalmente do Araripe que carece de grandes projetos estruturadores, além de projetos pontuais como a Transnordestina Ramal Suape, o Canal de irrigação do Sertão, e a Adutora de Negreiros, dentre outros. 

TEMOS POTENCIAL ELEITORAL SIM. É SÓ OS HOMENS E MULHERES QUE FAZEM A POLÍTICA DA REGIÃO DEIXAREM OS SEUS INTERESSES DE LADO E PENSAR CONJUNTAMENTE EM PROL DA REGIÃO, SENDO ASSIM TODOS GANHAM.