domingo, 27 de abril de 2025

Suape fortalece conexões e apresentou potencial na maior feira de logística da América Latina


Com grandes projetos de expansão e infraestrutura, foco na sustentabilidade e inovação tecnológica, o Porto de Suape desembarcou, na última terça-feira (22), na 29ª Intermodal South America 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo, destacando seu papel estratégico no cenário logístico brasileiro. Mais de 550 marcas expositoras participaram da feira, que se manteve como referência nos setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior.

A estatal pernambucana ocupou um estande high tech com 120 metros quadrados, mesclando tecnologia com sustentabilidade, para apresentar ao público sua robusta infraestrutura e perspectivas de um futuro pautado na transição energética. O visitante foi convidado a mergulhar em uma experiência imersiva em viagem virtual com óculos 3D às instalações do sexto porto público mais movimentado do Brasil.  

Painéis de LED com imagens de alta resolução do complexo também levaram ao público da Intermodal a grandiosidade de um atracadouro moderno, que há 46 anos crescia e se desenvolvia com respeito ao meio ambiente. Dos 17,3 mil hectares do complexo, 59% do território estava inserido na Zona de Preservação Ecológica (ZPEC). O estande 030 de Suape esteve localizado na Rua G.

Mais do que inovação digital, Suape levou à Intermodal um pacote robusto de investimentos em infraestrutura, portfólio de novos arrendamentos, modernização do porto organizado e projetos voltados para a produção, armazenamento e distribuição de energias limpas. 
Pernambuco esteve representado com um estafe de peso. Armando Monteiro Bisneto, indicado pela governadora do estado, Raquel Lyra, para comandar o Porto de Suape, fez sua estreia no maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina. 

"Vamos mostrar essa imensa estrutura que é Suape, com toda a imponência do complexo industrial portuário. Modernidade, infraestrutura robusta, tecnologia, localização estratégica, são muitos os diferenciais de Suape. Temos o melhor porto do Nordeste e um dos mais importantes do Brasil. E vamos reforçar isso com muita força aos investidores", destacou o novo presidente da estatal, Armando Bisneto.

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco (SDEC) e da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) também estiveram presentes no estande de Suape. A SDEC foi representada pelo titular da pasta, Guilherme Cavalcanti, e pelo secretário-executivo de Atração de Investimentos e Estudos Econômicos, Maurício Laranjeira. 

Pela Adepe, o time foi integrado pela diretora-geral de Atração de Investimentos, Brena Castelo Branco; pelo diretor de Incentivos Fiscais e Financeiros, Bruno Lira; e pela gerente-geral de Atração de Investimentos, Andréa de Paula. 

A programação previa a participação de colaboradores da estatal em palestras, debates e em agendas paralelas, a exemplo do Cubo Itaú, para integrar importante debate sobre o futuro da logística. No estande do porto pernambucano, houve a divulgação de importantes parcerias entre a estatal portuária e empresas com interesse em investir no complexo industrial portuário.