quarta-feira, 9 de abril de 2025

Sintepe, professores e estudantes realizam protestos em todo o Estado de Pernambuco

 

As mobilizações ocorrem nesta quarta-feira, 9 de abril, em manifestações descentralizadas no Dia Estadual de Mobilização em Defesa da Escola Pública

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco) promove, nesta quarta-feira (9), atos em alusão ao Dia Estadual de Mobilização em Defesa da Escola Pública, com uma série de protestos em escolas por todo o Estado. A iniciativa busca chamar a atenção da sociedade para a necessidade urgente de investimentos na rede pública de ensino e valorização dos profissionais da educação.

De acordo com dados do Censo Escolar 2023, mais de 86% dos jovens matriculados no Ensino Médio em Pernambuco, estudam nas escolas estaduais. Outros 10,9% nas escolas privadas e 2,5% na rede federal.

“Está evidente que investir nas escolas estaduais de Pernambuco é investir no futuro e no pleno desenvolvimento de nosso Estado. E o que estamos vendo? Escolas com graves problemas estruturais, com calor extremo, oferecendo merenda com pouca qualidade. Defender a escola pública é defender o lugar para onde vão mais de meio milhão de jovens de segunda a sexta-feira para estudar e conquistar seus sonhos. E defender a escola pública é valorizar os profissionais que fazem ela funcionar, que são professores, administrativos, analistas e demais servidores”, analisou Ivete Caetano, presidenta do Sintepe.

As mobilizações ocorrerão a partir da organização interna das escolas, com o apoio do Sindicato que estará presente na maioria das manifestações. Não haverá paralisação das aulas, mas protestos que podem ocorrer antes, durante ou no fim do turno escolar.

Desde o mês de março, o Sintepe tem realizado uma intensa agenda de visitas e participação em protestos nas escolas da Rede Estadual. Os atos revelam uma série de problemas, como ausência de kits escolares, merenda insuficiente ou de má qualidade, salas sem climatização, falta de subestações de energia e infraestrutura precária.