Para conhecer as políticas voltadas para as juventudes de Pernambuco, a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Pilar Lacerda, a convite da secretária da Criança e da Juventude de Pernambuco, Yanne Teles, visitou nesta quarta-feira (02) a Casa das Juventudes de Paudalho, na Zona da Mata Norte do estado, e o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Jaboatão dos Guararapes, na RMR.
Em Paudalho, a representante do governo federal foi recebida pela prefeita da cidade, Paula Frassinette, que apresentou as atividades desenvolvidas no equipamento, como oficinas de entalhe, informática e caratê, e conversou com os jovens, a fim de entender a importância do espaço na juventude da região. “Venho em nome do governo federal dizer que a economia é algo muito importante, mas o mais importante de tudo ainda são as pessoas. E esse lugar de cuidar das pessoas [a Casa da Juventude] é o que transforma de verdade o mundo”, pontuou a secretária nacional, Pilar Lacerda.
A secretária Yanne Teles ressaltou que a união de esforços de todos os atores envolvidos com as infâncias e juventudes é fundamental para aprimorar as políticas e alcançar um ambiente mais seguro, inclusivo e acolhedor para o desenvolvimento pleno e saudável desses públicos. “A colaboração entre governo, sociedade civil, famílias e instituições é essencial para garantir direitos, ampliar oportunidades e fortalecer as redes de proteção”, acrescentou Yanne.
A presidente da Funase, Raissa Braga, apresentou a unidade e o funcionamento da Funase em Jaboatão dos Guararapes às secretárias e comemorou a visita. “Esse momento é muito especial, porque essa unidade já foi destaque por muitas questões negativas e hoje dá exemplo de socioeducação. É revigorante também entender que essa não é uma visita de fiscalização, mas de compartilhamento de sentimentos e acolhimento”, pontuou Raissa.
Seminário - A secretária nacional também está em Pernambuco para prestigiar o Seminário Regional de Avaliação do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE – Edição Nordeste que acontece nesta quarta e quinta-feira (02 e 03/04), no bairro de Boa Viagem, no Recife, onde autoridades, representantes e pesquisadores do sistema socioeducativo de todo o país dialogam visando promover soluções que agreguem ao aprimoramento do Plano Nacional do Sistema Socioeducativo.
Foto: Surama Negromonte/SCJ-PE