Alice Valença De Lorenci, egressa do curso de Engenharia de Computação da Universidade de São Paulo (USP), foi agraciada com bolsa de universidade que está entre as dez melhores do mundo. Alice integrará o time de fellows do President’s PhD Scholarship da Imperial College, que seleciona os 50 melhores estudantes de universidades de todo o globo para desenvolver pesquisas de ponta. Na área de matemática, apenas três vagas são disponibilizadas. Alice é orientanda do professor Tiago Pereira, integrante do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e docente do ICMC.
“Desde o Ensino Fundamental tive uma afinidade natural pela matemática e, com o apoio dos meus pais e o claro sonho de seguir a carreira acadêmica, ingressei no curso de Engenharia de Computação do ICMC, onde descobri minha vocação na pesquisa em matemática”, aponta Alice. Desde o ingresso na Universidade, ela participou de grupos de estudo e aprofundamento matemático. O professor Hildebrando Munhoz Rodrigues (In Memorian) reconheceu o talento de Alice, apresentando-a para uma orientação precoce com Tiago Pereira.
Talento matemático
Segundo Pereira, por seu desempenho acadêmico, Alice realizou uma dupla diplomação na França, estudando aplicações matemáticas para o aprendizado de máquina no Institut Polytechnique de Paris. A experiência internacional ampliou seus horizontes, mas também reforçou o desejo de explorar a matemática em sua essência. Ao retornar ao Brasil, Alice retomou a colaboração com o grupo de Tiago e decidiu seguir para o doutorado.
“Quando a Alice chegou no primeiro ano, o professor Hildebrando me avisou: ‘Tem uma menina aqui que é simplesmente fora da curva’. E ele não errou”, orgulha-se Tiago. Ele explica que a President’s PhD Scholarship possui um rigoroso processo seletivo, analisando domínio técnico, capacidade de inovação e potencial para liderar uma geração. “Essa bolsa é como um Nobel para jovens pesquisadores”, destaca Tiago Pereira.

No Imperial College, ela estudará sistemas complexos — estruturas com múltiplos componentes interconectados, como redes neurais ou sociais. “Essa área busca prever o comportamento desses sistemas e, a partir de dados, inferir seus modelos”, explica.
“Meninas, temos espaço!”
Alice finaliza com uma mensagem para jovens mulheres que desejam seguir carreira em exatas: “Somos minoria, mas cada uma de nós conta. Espero que nossa trajetória mostre que há espaço e que é possível. Para as meninas que sonham com a matemática: seu lugar é aqui, e ele começa quando você acredita que merece estar”