quarta-feira, 2 de abril de 2025

Paulo Costa lança seu novo livro, Roda Gigante , e recebe caravana de autores da editora Escribas


O escritor, poeta e comunicador Paulo Costa lança nesta quinta-feira (3 de abril), às 19h, no Orora Bar, no Recife, seu sétimo livro: o volume de poemas RODA GIGANTE. A publicação marca o retorno do autor ao universo da poesia, com uma escrita afiada, curta e pulsante — e será o ponto de partida para uma noite especial que reúne autores e autoras de diferentes regiões do Brasil em torno da Caravana Escribas, projeto que celebra os 20 anos da Editora Escribas, do Rio Grande do Norte.

A noite literária marca a primeira parada da Caravana, que passará ainda por cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A proposta é ousada e afetiva: reunir escritores em encontros presenciais, lançando novos títulos e celebrando a resistência da literatura independente em tempos difíceis. “É mais que um lançamento. É um encontro de afetos e palavras”, resume Paulo Costa.

RODA GIGANTE, o novo livro de Paulo, é uma coleção de haicais livres e versos curtos, marcados pela contundência, ironia e lirismo. O autor percorre temas como perdas, saudades, resistências, marés emocionais e carnavais. “O peso das perdas. A leveza da purpurina dos carnavais de Pernambuco. O fluir das ondas do mar. O rolar das lágrimas. A resiliência do riso. A roda gigante da existência que nos eleva e nos afunda. Nos mostra quem está com a gente em todos os momentos bons e desafiadores”, afirma.

O livro é seu segundo de poesia — o primeiro foi Versos Putos, lançado em 2018 — e chega após quatro romances que já demonstravam sua habilidade de fundir literatura, crítica social e linguagem potente. Entre eles, A Pele que Ferve (2020), que conta a trajetória de uma mulher negra da periferia do Recife ao topo da moda internacional; A Prata das Pétalas, ambientado na zona boêmia do Recife nos anos 1970; Estação Silêncio, uma travessia entre Portugal, Cabo Verde e Pernambuco; e o policial Balada para uma Serpente, um thriller sonoro nos bastidores do movimento manguebeat.

O lançamento de RODA GIGANTE será também um reencontro de Paulo com leitores e leitoras de sua poesia, agora mais amadurecida, mais enxuta e ainda mais provocadora. A noite será ainda uma grande celebração da editora que o publica — a Escribas, criada e comandada pelo escritor Carlos Fialho, em Natal, e que desde 2004 vem publicando obras que transitam entre a literatura de vanguarda e a cultura popular brasileira.

Ao longo de duas décadas, a Editora Escribas se consolidou como casa de autores reconhecidos, como o mineiro Sérgio Fantini, premiado em Portugal; o escritor e compositor Bráulio Tavares; Clotilde Tavares, Anchella Monte, Neil Leandro Filho e o próprio Carlos Fialho, entre outros nomes que desafiam o mercado com livros autorais, instigantes e de grande valor literário.

Além de RODA GIGANTE, outros títulos serão lançados na mesma noite. Estão confirmadas as presenças de autores como Lau Siqueira, poeta radicado na Paraíba; o já citado Sérgio Fantini, de Belo Horizonte; Itamara Almeida, Adélia Danielli, Cristal Moura e Leander Moura. Cada um com sua voz, seu livro e sua forma de pensar o mundo e a palavra. A ideia é promover uma festa da literatura viva, no corpo-a-corpo, com bate-papos, leituras, brindes e celebração.

O bar escolhido para o lançamento, o Orora, fica na esquina da Rua Capitão Lima com a Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, e tem se tornado um ponto de encontro da cena cultural alternativa da cidade.

SERVIÇO
Lançamento do livro RODA GIGANTE, de Paulo Costa, com a Caravana Escribas
Nesta quinta-feira (3 de abril), às 19h
Orora Bar – Esquina da Rua Capitão Lima com Rua da Aurora, Santo Amaro, Recife
Informações e entrevistas: (81) 99615-0069

foto: Paulo Costa, por PC. Costa