sexta-feira, 11 de abril de 2025

Parceria entre Tintas Iquine e Funase oferece curso de pintura e oportunidades para jovens de Caruaru

 

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) junto à Tintas Iquine está promovendo uma nova oportunidade para jovens socioeducandos de Caruaru. O projeto social intitulado Novo Horizonte é um curso profissionalizante de pintura que visa capacitar e inserir os adolescentes no mercado de trabalho.

O curso que está beneficiando jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru, é totalmente gratuito e coordenado pela pintora Marcia Marina Santos, da MSC Arte en pintura, a qual está à frente do projeto. Nele, são oferecidas aos socioeducandos aulas teóricas e práticas visando não apenas a qualificação técnica, mas também um suporte completo para sua formação. Cada participante recebe um kit com apostila, blusa, boné, copo e todos os materiais necessários para o aprendizado prático durante o curso. Ao final, todos receberão um certificado e um kit com ferramentas profissionais essenciais para dar os primeiros passos no mercado de trabalho.

O projeto tem como foco a inserção dos jovens no mercado de trabalho, proporcionando, assim, que os adolescentes que se destacarem no curso recebam, após a medida socioeducativa, indicações através da professora Márcia, para iniciarem sua carreira no setor de pintura. A profissional já demonstrou interesse em expandir o projeto para outras unidades da Funase e que tem buscado novas parcerias para garantir a continuidade do Novo Horizonte.

A gestora da unidade do Case Caruaru, Patrícia Soares, explica que a seleção dos jovens participantes é feita a partir de uma sondagem de interesse, dando aos adolescentes a oportunidade de se envolver em uma área que pode mudar o rumo de suas vidas. A duração do curso é de aproximadamente dois meses e aborda temas como os tipos de materiais utilizados na pintura, as diferenças entre tinta para áreas internas e externas, as finalidades de cada um, além das tendências e da arte de pintar.

A parceria surgiu através de um diálogo com um agente socioeducativo da Funase, que, após entender a importância do projeto, facilitou o contato com a equipe das Tintas Iquine para viabilizar essa ação transformadora. Atualmente, a primeira turma do curso está beneficiando 10 jovens, mas ainda não há uma previsão para novas edições. No entanto, a gestora demonstrou grande interesse na continuidade do projeto no Case Caruaru, destacando a importância da parceria para o desenvolvimento e inserção profissional dos adolescentes.