segunda-feira, 21 de abril de 2025

Papa Francisco morre aos 88 anos após celebrar a Páscoa no Vaticano


O Vaticano anunciou, na manhã desta segunda-feira (21), o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos. O pontífice morreu às 7h35 na Capela da Casa Santa Marta, residência oficial no Vaticano. Sua partida encerra um papado de 12 anos marcado por reformas, diálogo inter-religioso e defesa dos mais pobres.  

Apesar dos problemas de saúde enfrentados nos últimos meses, Francisco manteve sua agenda até o último momento. No domingo (20), ele apareceu na Praça de São Pedro para celebrar a Páscoa e conceder a bênção Urbi et Orbi. Visivelmente debilitado, percorreu o local no papamóvel e dirigiu palavras de encorajamento e paz aos fiéis.  

A morte do Papa ocorre após uma longa batalha contra insuficiência renal e problemas respiratórios. Em fevereiro, ele passou 38 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma, mas retornou ao Vaticano para continuar suas atividades. Francisco vinha reformando estruturas da Igreja e promovendo debates sobre inclusão e sustentabilidade, deixando um legado de profundas transformações.  

Com sua morte, a Igreja Católica entra em período de sede vacante e deve iniciar os preparativos para o conclave que elegerá seu sucessor. O funeral será realizado nos próximos dias, seguindo um rito simplificado, conforme pedido do próprio pontífice. O corpo será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.  

A despedida do líder espiritual argentino provoca manifestações de pesar ao redor do mundo, com homenagens vindas de chefes de Estado, religiosos e fiéis. O Papa Francisco será lembrado por sua humildade e compromisso com os mais necessitados. 

Foto: Wikipedia