O calvário de Jesus encenado por bonecos. É isso que vai ser apresentado na peça teatral Paixão de Cristo dos Bonecos, no Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121), nesta quinta (17) e sexta (18), às 16h30. A montagem é uma iniciativa da Associação Pernambucana de Teatro de Bonecos (APTB) / Ponto de Cultura Bonecos de Pernambuco com apoio do edital 16º Pernambuco de Todas as Paixões – 2025, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Nas duas sessões haverá acessibilidade em Libras e na sexta-feira (18), também a audiodescrição. O espetáculo é gratuito, com ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, meia hora antes da apresentação.
O texto é uma adaptação livre de Jorge Costa para a peça teatral O mistério da paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, texto de autor desconhecido do Século XIV, recolhido por Michel de Ghelderode (1898-1962), considerado por muitos o dramaturgo mais importante depois de Shakespeare. A direção geral é de Izabel Concessa. “Essa montagem não é simplesmente uma transposição para bonecos do que já é feito com atores. Encenações de títeres, sobretudo as populares ou inspiradas na arte popular, como é o nosso caso, carregam consigo o humor e a irreverência próprias desta expressão artística, mesmo quando se trata de um drama. Neste texto, recolhido por Ghelderode, não é diferente”, ressalta Concessa.
Os bonecos utilizados neste espetáculo foram criados e confeccionados pelo grupo Mão Molenga Teatro de Bonecos. Caracterização, figurinos e adereços ficaram por conta de Álcio Lins, Antero Assis, Fábio Caio e Maria Oliveira.
Adaptação – A peça narra os últimos passos de Jesus a partir da sua entrada triunfal em Jerusalém, no Domingo de Ramos, seis dias antes da sua morte. Nesta adaptação, foram incluídos personagens fantásticos e/ou deslocados do seu contexto original, tais como reis magos, anjos e a morte. Num Domingo de Ramos, os milagres de Jesus são expostos a soldados romanos, prontamente convertidos ao cristianismo. A peça segue com Jesus ciente do seu destino, mas procurando forças para suportá-lo. Assim como o messias, seus apóstolos também fraquejam, mas tudo já estava predestinado a acontecer. Herodes, Pilatos e os fariseus cumprem seu papel e selam o destino de Jesus. Segue-se o calvário, morte e ressurreição. A morte de Judas tem seu humor próprio, contando com a participação da esposa e do belzebu em pessoa.
Bonequeiros - Elenco e equipe técnica contam com a participação de artistas experientes, todos ligados a APTB, entre os quais Fábio Caio, Antero Assis, Álcio Lins, Lu Almeida, Jurubeba, Sílvia Mariz, Lucas e Maria Oliveira, Ana Rocha, Leila Gibson, Lello Vasques e Pompeia Cavalcante, além dos alunos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Alice Bôa Hora, Álvaro de Farias, Ariane Fernandes, Blandon Aravanis, Luan Lucas e Marcilio Santos.
SERVIÇO:
Paixão de Cristo dos Bonecos, com artistas da Associação Pernambucana de Teatro de Bonecos (APTB)
Paixão de Cristo dos Bonecos, com artistas da Associação Pernambucana de Teatro de Bonecos (APTB)
Local: Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121 – Bairro do Recife)
Data: quinta (17 de abril) e sexta (18 de abril)
Hora: 16h30
Ingressos: gratuitos, retirados meia hora antes na bilheteria do teatro.
Classificação etária: Livre
Acessibilidades: Libras, quinta e sexta-feira. Audiodescrição na sexta-feira.
Realização: Associação Pernambucana de Teatro de Bonecos (APTB) / Ponto de Cultura Bonecos de Pernambuco
Mais informações: @aptb_bonecosdepe