A logística reversa tem se consolidado como um pilar essencial para a sustentabilidade nas cadeias de suprimento e se notabilizando também como uma poderosa aliada da experiência do cliente e da eficiência econômica das empresas. Em um cenário onde consumidores esperam soluções rápidas e práticas, oferecer um serviço ágil e bem estruturado é imprescindível. Para as empresas, a adoção da logística reversa é uma estratégia que reduz custos operacionais, aproveita materiais reutilizáveis e economiza recursos logísticos.
O controle de processos é um dos principais desafios na implementação. “Para que o fluxo inverso de mercadorias ocorra de maneira eficiente, é necessário integrar sistemas de rastreamento, garantir a padronização das operações e treinar equipes para lidar com as etapas de recebimento, transporte e acondicionamento dos materiais. A automatização e o uso de tecnologia, como etiquetas RFID e softwares de gestão, têm sido fundamentais para garantir visibilidade e precisão em cada etapa do processo”, comenta o CEO da FTLOG Soluções Logísticas, Felipe Trigueiro.
Produtos devolvidos pelos clientes, seja por defeito, arrependimento ou fim de vida útil, devem passar por um processo sistematizado de recebimento, conferência e classificação. “Na experiência do cliente, as empresas que possuem uma logística reversa ágil na solução de problemas saem na frente. É essencial evitar gargalos, além de ter critérios bem definidos para determinar quais produtos são aptos à reutilização, quais devem ser reciclados ou descartados. Aqueles que não atenderem aos requisitos podem ser destinados à reciclagem ou ao descarte ambientalmente adequado”, ressalta Felipe.
Do ponto de vista econômico, a logística reversa é ainda mais benéfica. “Ao reintegrar materiais e produtos, é possível reduzir custos com matéria-prima, minimizar perdas e otimizar o uso de recursos. A prática pode gerar novas fontes de receita, como a revenda de produtos recondicionados ou reciclados. Os ganhos operacionais se traduzem em maior eficiência e diferencial de mercado”, pontua Trigueiro.