A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realiza durante todo o mês de abril a Semana Municipal de conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), ação do programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), coordenado pela primeira-dama do município, Andrea Medeiros. Ao longo desta semana, serão realizadas várias atividades voltadas para a conscientização a respeito do tema, além do acolhimento das pessoas autistas e seus familiares, nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, com palestras e oficinas.
O prefeito Mano Medeiros enfatizou o compromisso da gestão municipal com a causa do autismo. “A Prefeitura instituiu a semana municipal de conscientização do TEA justamente para dar mais apoio e levar cidadania às pessoas autistas, assim como envolver a sociedade nesta causa tão importante que é a inclusão”, reforçou.
“Será uma linda semana com várias atividades que serão promovidas pela Prefeitura. Será um momento oportuno para espalharmos mensagens de respeito, empatia, inclusão e amor ao próximo”, disse a primeira-dama, Andrea Medeiros.
Nesta quarta-feira (02), será realizada uma caminhada alusiva ao tema, com concentração a partir das 13h, na rua José Nunes da Cunha, em Candeias. Esta ação é uma parceria entre a Prefeitura e o Centro de Apoio e Integração de Portadores de Necessidades Especiais (Caine).
Também na quarta-feira, acontece a Cão Terapia, que visa promover a interação e o bem-estar de crianças autistas por meio da terapia assistida por cães. A ação cria um ambiente lúdico e acolhedor que favoreça o desenvolvimento emocional, social e sensorial. A Cão Terapia será realizada no CEMEI Professor Lindomar Domingos da Silva Anjos, a partir das 9h.
A programação seguirá nesta quinta-feira (03), com a realização de um seminário com o tema “O impacto da empatia sobre o TEA na construção de uma sociedade mais respeitosa e inclusiva”, a partir das 13h, no auditório da UNIFG, em Piedade. O evento é voltado para coordenadores educacionais, professores do atendimento educacional especializado, conselheiros tutelares, lideranças do segmento TEA e o público.
Já no sábado (05), a partir das 9h, no Shopping Guararapes, em Piedade, estudantes com autismo matriculados nas salas de recursos da rede municipal, juntamente com seus pais ou responsáveis, vão se divertir na sessão de Cinema acessível, com a exibição do filme “Divertidamente 2”. Paralelamente, estarão acontecendo palestras e oficinas sobre a conscientização do autismo, nas unidades educacionais, de saúde e de assistência social do município, durante esta semana.
Veja também outros programas que a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem colocando em prática visando os cuidados com crianças e adolescentes autistas:
ESCOLA DE MÃES
O programa Escola de Mães - Florescendo Juntas no Conhecimento e Crescimento consiste na realização, bimestral, de palestras sobre temas relevantes sobre criação dos filhos com deficiência e autismo. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e Secretaria Executiva da Mulher, Família e Pessoa com deficiência, vai até novembro, nos horários das 8h às 11h30; e 14h às 16h30.
Também são realizadas ações de entretenimento, como piqueniques, sessões de cinema (com direito a pipoca), recreação na praia e oficinas de artes vai promover momentos de descontração, que é importante para o processo de aprendizado das palestras. Além disso, as mães podem participar dos cursos oferecidos pelo Centro de Formação para Mulheres Empreendedoras. Dentre as opções oferecidas estão os cursos de corte e costura, e confeitaria.
LAÇOS AZUIS
O Programa Laços Azuis: Fortalecendo Famílias de Pessoas Atípicas é uma iniciativa para apoiar mães e cuidadores de pessoas com autismo e deficiência, promovendo acolhimento, troca de experiências e fortalecimento emocional. A primeira palestra, realizada em fevereiro de 2025, reunindo 80 mães, que tiveram acesso a recursos e informações para uma melhor qualidade de vida.
CUIDAR DE QUEM CUIDA
Lançado em agosto de 2024, o programa Cuidar de Quem Cuida visa oferecer suporte e assistência às mães e/ou cuidadores de pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e/ou outros transtornos.