quinta-feira, 17 de abril de 2025

IMOA-PE e Prefeitura de Toritama unem forças para instalação de Usina de Resíduos Sólidos


O Instituto de Meio Ambiente de Pernambuco (IMOA-PE) e a Prefeitura de Toritama firmaram uma parceria para a instalação de uma usina de resíduos sólidos no município. O objetivo é dar um novo encaminhamento ao lodo produzido nas lavanderias e melhorar a qualidade de vida dos catadores de recicláveis, por meio da economia circular.

Para firmar a parceria, a presidente do Instituto, Gilvaneide Silva, recebeu na sede do (IMOA-PE), o Secretário de Meio Ambiente de Toritama, José Jailson da Silva e sua equipe, para uma visita técnica nos pontos de coleta do instituto. No encontro incluiu, conhecer o galpão sede no Bairro Vassoural, além dos pontos de coleta na Feira da Fundac e no Polo Caruaru. O objetivo foi apresentar o funcionamento da coleta seletiva e toda organização junto do instituto junto aos catadores. 

A usina de resíduos sólidos será implantada em parceria com os engenheiros do IMOA. O projeto visa reduzir a quantidade de lodo descartado de forma inadequada no meio ambiente e criar oportunidades de trabalho e renda para os catadores de recicláveis.

"Acreditamos que essa parceria é um passo importante para melhorar a gestão de resíduos sólidos em Toritama e contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente, gerando renda para os catadores", disse a presidente do IMOA-PE, Gilvaneide Silva. 

A usina de resíduos sólidos será equipada com tecnologia de ponta para processar e transformar o lodo em um produto reutilizável. Além disso, o equipamento irá trabalhar a consciência socioambiental de todos os participantes, por meio de treinamento e capacitações.