O documentário fantástico “Toré Virtual - Uxilnexa Dmanedwa”, filme imersivo 360 do cineasta e roteirista Hugo Fulni-ô em codireção com Carol Berger terá sua estreia nacional no 21º Acampamento Terra Livre (ATL), que ocorre de 07 a 11 de abril, em Brasília, Distrito Federal. O filme de 9 minutos, produzido por Rose Lima e coproduzido pelo Coletivo Fulni-ô de Cinema, LabPresença e Experimento Produções, é fruto de dois anos de trabalho, contando com pesquisa, filmagens e montagem. Este é o primeiro filme em realidade virtual do diretor indígena Hugo Fulni-ô, autor de outros filmes como “Yoonahle, a Palavra dos Fulni-ô” e “Guardiões de um Tesouro Linguístico”.
O curta-metragem é uma jornada sensorial conduzida pelo encantamento do Toré – dança ritualística do povo Fulni-ô – que ganha corpo e espaço na realidade virtual. Em círculo, ao ar livre, no território sagrado do Ouricuri, entre cantos melódicos, manobras corporais ancestrais e o pulsar do maracá, a dança invoca os encantamentos e a transmissão de conhecimentos entre três gerações.
Na narrativa imersiva que reproduz o rito com anciãos, jovens e uma criança, aprendemos como as forças ancestrais atravessam gerações, territórios, tecnologias e tempos para nos sensibilizar com suavidade e alegria.
*Um projeto coletivo e híbrido de salvaguarda da tradição Fulni-ô*
Criado em colaboração entre jovens realizadores indígenas e os mestres da tradição Fulni-ô, juntamente com tecnologistas criativos, educadores e produtores culturais, “Toré Virtual” é mais do que um registro – é um elo vivo de salvaguarda de tecnologias rituais.
Um gesto de salvaguarda, um espaço de escuta entre gerações, e uma provocação sobre como manter pulsante a transmissão de saberes ancestrais em um mundo cada vez mais fragmentado.
Mais que dança, mais que rito, Toré Virtual é uma celebração onde a herança ancestral pulsa através tecnologia para sentida além dos territórios, para tocar a alma e reconectar as pessoas com os saberes dos povos originários
Cerca de 80% do documentário fantástico é composto por movimentos corporais e dança, material captado em 2024, a partir de um laboratório realizado entre indígenas e artistas-tecnologistas no Aldeamento Indígena Fulni-ô, em Águas Belas (PE).
O Projeto pioneiro, por alavancar manifestações de resgate da ritualidade ancestral através da dança em realidade virtual, formato pouco explorado no Brasil e até mesmo na América Latina.
“É uma felicidade e uma honra estar lançando o filme no 21º Acampamento Terra Livre com um projeto que é um trabalho diferente dos filmes de documentário que já apresentamos por lá, do ponto de vista da produção tecnológica, mas que é tão pessoal quanto os outros filmes que realizei”, conta Hugo Fulni-ô.
Após a estreia em exibição especial, o filme será lançado em festivais e mostras de cinemas brasileiros no segundo semestre de 2025. Ainda no primeiro semestre, será realizada a “Exposição Imersiva - Toré Virtual: imersão na dança de origem ancestral” que acontecerá em Recife e Águas Belas.
“Toré Virtual - Uxilnexa Dmanedwa” foi realizado com recursos da Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal, fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023- Dança. Uma coprodução do Coletivo Fulni-ô de Cinema , o Lab Presença e a Experimento Produções, e conta com apoio do Instituto Fulni-ô de Cinema.
*Serviço:*
Estreia do filme “Toré Virtual - Uxilnexa Dmanedwa”
Datas: 8, 9 e 10 de abril
Horário: das 19h às 21h
Local: Espaço FUNARTE (Eixo Cultural Ibero-Americano /Eixo Monumental / Brasília/DF)
_______________________________________________________
*Sinopse:*
Em uma experiência inédita com a tecnologia 360 graus, o que era antes invisível se revela no encontro com o Toré Fulni-ô. Partículas de luz, formas espirituais e sons sagrados, ganham expressão digital, tornando visível aquilo que, no ritual, conecta corpo e espírito através da fusão entre saberes e tecnologia. O filme imersivo salvaguarda a cultura Fulni-ô, transbordando os limites do olhar humano, frente a uma herança ancestral.
*Detalhes técnicos:*
Brasil (2025), Documentário Fantástico, 9 min., Cor, Formato: Filme imersivo 360, Áudio: Ambisonic 1a ordem (1OA), Compatibilidade: Quest 2, Software: Blender e Davinci Resolve.
*Ficha técnica:*
Direção e roteiro
Carolina Berger e Hugo Fulni-ô
Coprodução e distribuição
Coletivo Fulni-ô de Cinema, Experimento Produções, Lab Presença
Diretor tecnologista
Tiago Brizolara
Produção executiva
Experimento Produções
Direção de produção
Rose Lima
Assistente de direção e fotografia adicional
Wayaty Ferreira de Sá
Assistentes de produção
Maria Eloise Machado Torres , Ivaldo de Matos Leite e Acione Ferreira de Sá
Assistente técnico
João Paulo Ribeiro
Generalista 3D - Efeitos Especiais
Fernando Lamanna
Co-desenvolvedor de sistemas de captura
Anthony Bet
Designer 3D de título e créditos
Felipe Ramires
Desenhista de Som e Mixagem de Áudio Espacial
Jom Monnazzi
Captação de som direto
Tiago Brizolara
Estúdio de captação de som
Garagem Home Studio
*Elenco:*
Toré Fulni-ô
Tereza Maria do Espírito Santo
Abdon dos Santos - Mestre Xixiá
José Frederico da Silva - Txhyfladja
Manoel Sarapó dos Santos - Flixiwa Sarapó
Torezinho
Ana Sofia Torres
Awanny F. Torres
Ayone dos Santos Ribeiro Pereira
Brenda Machado de Matos
Edjne dos S. R. Pereira
Edryan Ribeiro de Freitas
Gustavo Santos G.M. de Brito
Joaquim Siqueira Lucio
Kenilly Ribeiro Barbosa
Lara Txhiãne de Matos
Saory Frederico da Silva
Vlademir Matos Nascimento
Yanaxi Luna Pires Tanoné
Participação Especial - Criança Fulni-ô
Txayhe
Cacique
Cícero de Brito
Pajé
Gildiere Ribeiro Pereira
*HUGO FULNI-Ô | Diretor e roteirista*
Mestre em linguística PPGLL-UFAL, escritor, ativista, professor e cineasta indígena idealizador do Coletivo Fulni-ô de Cinema. Autor das obras: “Yoonahle, a Palavra dos Fulni-ô”, “Tedyasese: Superamos os tempos”, “Guardiões de um Tesouro Linguístico”
*CAROL BERGER | Diretora e roteirista*
Pós-doutora e doutora pela USP. Mestre em cinema (Universidad del Cine - AR). Formada em Comunicação Social (UFSM). Com 20 anos de experiência como diretora de criação e performer tecnologista. Documentarista premiada e pesquisadora, a partir de tese O Paradoxo da Presença funda o LabPresença. Especializada em storytelling, interfaces de corpo e tecnologia, interação para mídias imersivas e ambientes interativos. Autora das obras: “Virtual Ritual”, “Regen_Era VR”, “Herança”
*ROSE LIMA | Produtora*
Rose Lima (1990-PE) é produtora transdisciplinar, pesquisadora de arte e cineclubista, com atuação em projetos de mediação, formação e gestão cultural. Criou a Experimento Produções, em 2018. Nos últimos anos, tornou-se uma produtora de destaque no Brasil, produzindo exposições, projetos de formação em audiovisual, curtas-metragens e longas. É Mestra em Comunicação e Culturas Midiáticas (UFPB), especializada em Gestão Cultural na perspectiva dos Direitos Humanos (CPF-Sesc) e bacharela em Serviço Social (UFPE). Integra o coletivo audiovisual @CineRuaPE.
*COPRODUTORES*
*COLETIVO FULNI-Ô DE CINEMA | Coprodutora e distribuidora* https://www.instagram.com/coletivofulniodecinema/
COLETIVO FULNI-Ô DE CINEMA INDÍGENA, também designada pela sigla, CFCI, formado em 14 fevereiro de 2013, localizada na Aldeamento Indígena Fulni-ô no município de cidade de Águas Belas, estado de Pernambuco. Tem como meta a defesa, preservação, conservação salvaguardar a cultura indígena Fulni-ô, e promoção do desenvolvimento sustentável indígena, para cumprir esse o Coletivo desenvolver e elabora filmes, documentários, criação de ficções e demais produções que seja ofertado, pois existe uma equipe de cineastas e cinegrafista e equipamentos de última geração, assim como recursos para desenvolver qualquer registro de audiovisual.
*LAB PRESENÇA |Coprodutora e distribuidora* https://www.instagram.com/labpresenca/
A LabPresença é uma startup deep tech especializada em Experiências Imersivas e interatividade humano-máquina. Com a combinatória de arte, ciência e tecnologia tem a missão de humanização da tecnologia através de premissas de restauro da presença, resgate cultural, regeneração do meio ambiente e da senciência humana.
*EXPERIMENTO PRODUÇÕES |Coprodutora e distribuidora* https://www.instagram.com/experimentoproducoes/
A Experimento Produções é atuante, desde 2018, em quatro eixos: artes visuais, audiovisual, pesquisa e publicação independente. Desenvolve projetos independentes com foco na representação de corpos racializados e dissidentes. Acompanha os processos artísticos de modo sensível e criativo, atenta ao trabalho e participação e papel da produção na materialização da obra. A empresa propõe a difusão de projetos artísticos para circulação de artistas contemporâneos e é qualificada para gerar reflexões para a classe artística do estado de Pernambuco a nível nacional e internacional.