sexta-feira, 25 de abril de 2025

Evento realizado pelo cirurgião bariátrico Walter França reúne equipe para esclarecer protocolo antes da cirurgia

 

A obesidade é uma das doenças que mais cresce no Brasil. Informações recentes divulgadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apontam que quase 9 milhões de brasileiros tem obesidade. A cirurgia bariátrica é uma alternativa de tratamento e o protocolo, antes da cirurgia, é realizado por uma equipe multidisciplinar. Visando esclarecer dúvidas sobre o procedimento o cirurgião bariátrico Walter França realiza nesta segunda-feira (28 de abril), às 19h, no auditório do Hope, na Ilha do Leite, a Reunião Multidisciplinar da Obesidade.

A cada dia, esse índice cresce entre crianças e adolescentes. De acordo com o cirurgião bariátrico Walter França, a ocidentalização no modo de se alimentar com fast food colabora para esse cenário e o país já apresenta um índice em torno de 55% de pessoas com sobrepeso. “Além dos alimentos ultraprocessados podemos destacar a questão da tecnologia inserida no cotidiano das crianças e dos adolescentes que, ao invés de brincarem ou praticarem algum esporte, preferem jogar na frente do computador, tablet ou celular”, ressalta.

O encontro gratuito organizado pelo cirurgião bariátrico Walter França conta com a participação de anestesista, nutricionista e psicóloga que integram a sua equipe. Todos falarão de suas áreas e da importância da atuação em conjunto para o sucesso do procedimento. “O paciente tem que ter consciência de que precisa mudar hábitos alimentares e fazer atividade física para manter a saúde e os resultados conquistados com a cirurgia”, salienta Walter França.

Para um paciente se submeter a uma cirurgia bariátrica é necessário carregar consigo, além de muitos quilos a mais, vários problemas acarretados pelo excesso de peso. De acordo com o cirurgião bariátrico Walter França, com mais de 5 mil cirurgias da obesidade e doenças metabólicas no currículo, as comorbidades mais comuns são diabetes tipo II, dislipidemia (alteração do colesterol), apneia do sono, incontinência urinária, problemas cardiovasculares e disfunções hormonais e erétil nos homens, doenças articulares, doença do refluxo entre outros problemas.

Segundo o cirurgião bariátrico Walter França, os métodos mais utilizados no mundo são as cirurgias Sleeve e o Bypass Gástrico. “Nessas intervenções cirúrgicas a média de perda de peso do paciente, oscila entre 40%, mas pode variar entre 25% e 55%” e é realizada através da videolaparoscopia e da cirurgia robótica, com rápida recuperação e alta em 24 horas”, relata.

SERVIÇO:
Encontro Multidisciplinar da Obesidade
Quando: 28 de abril, às 19h
Onde: Auditório do Hope, no 1º andar,
Rua Antônio Gomes de Freitas, 265