sábado, 26 de abril de 2025

Espetáculo Revinda leva arte e denúncia às periferias do Recife

 

A periferia do Recife recebeu neste sábado (26) a estreia de Revinda, espetáculo de dança idealizado pela artista Rebeca Gondim. Unindo dança, música e poesia, a obra retrata dores, revoltas e celebrações do povo preto e periférico do Brasil. Ao longo de maio, Revinda circulará por seis bairros periféricos da capital pernambucana, com apresentações gratuitas e acessibilidade em Libras.

O espetáculo surgiu em 2015 como Terezinha, uma performance curta em homenagem a Tereza Maria da Conceição, mãe que perdeu o filho para a violência policial no Rio de Janeiro. Com o passar dos anos, a obra evoluiu e, após desafios como a pandemia, retorna agora às ruas, mantendo sua essência de resistência e coletividade.

Nesta nova fase, Rebeca compartilha o palco com artistas locais em cada território, tornando cada apresentação única. No Ibura, a música de Pajé IB, o canto e a percussão de Lua Maria incorporam ritmos que dialogam com a narrativa do espetáculo. A circulação pelo Recife inclui também manifestações culturais como Frevo, hip hop e poesia, contando com a participação de artistas de bairros como Morro da Conceição, Água Fria e Beberibe.

Além de enfatizar o genocídio da população negra, Revinda celebra a importância dos coletivos culturais como forma de resistência. O projeto é viabilizado pelo Funcultura e pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB Recife.

As apresentações acontecem aos sábados, sempre às 17h30, com entrada gratuita. Mais informações podem ser encontradas no perfil da artista no Instagram: @rebecagondim__.