sábado, 26 de abril de 2025

Espetáculo “Retratos de Chumbo” retorna ao palco do Teatro Apolo

 


O Grupo de Teatro João Teimoso traz de volta aos palcos do Recife o espetáculo Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões, uma obra que revisita o período da Ditadura Militar brasileira sob a ótica das mulheres que enfrentaram a repressão e a tortura. A peça, com texto e direção de Oséas Borba Neto, estreia no Teatro Apolo no dia 2 de maio, reforçando seu compromisso com a memória e a conscientização social.

Com base em extensa pesquisa, entrevistas e relatos de quem viveu os anos de chumbo, Retratos de Chumbo evidencia histórias que, muitas vezes, foram silenciadas nos registros oficiais. Ao longo dos seus 24 anos de existência, o Grupo João Teimoso optou por manter essa narrativa viva, apostando na força do teatro como ferramenta de reflexão e resistência.

Desde sua estreia, a peça já acumulou 38 apresentações, e sua permanência em cartaz é um ato de reafirmação contra o apagamento histórico. “É preciso lembrar para nunca mais se repetir”, destaca a equipe do espetáculo, que busca retirar as vendas dos olhos da população e trazer à tona verdades essenciais sobre esse período sombrio.

A montagem conta com um elenco formado por Chell Moriim, Virgínia Kelly e Rafaella Pallatos, além da participação de Ellen Salez como atriz coringa. A equipe técnica inclui nomes como Karine Lima e Tales Pimenta na iluminação, e Lucas Lima e Diego Lira na sonoplastia.Como assistentes de produção estão Rogério Barbosa e Clara Alves.

O espetáculo será apresentado no Teatro Apolo, localizado na Rua do Apolo, no Bairro do Recife, às 19h. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Mais informações podem ser acompanhadas pelas redes sociais: @retratosdechumbo e @grupojoaoteimoso.