quarta-feira, 16 de abril de 2025

Diretora-presidente da Arena de Pernambuco apresenta projeto de inclusão à Casa Civil


A diretora-presidente da Arena de Pernambuco, missionária Michele Collins, esteve no Palácio do Campo das Princesas na última terça-feira (15) para apresentar ao secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça o novo projeto de inclusão que será desenvolvido no equipamento.

A iniciativa tem como foco acolher e envolver mães e famílias atípicas, além de pessoas com doenças raras, deficiências, autismo, síndrome de Down e outras atipicidades. O ponto de partida será a realização de um grande mutirão de diagnósticos e emissão de laudos, com o objetivo de ampliar o acesso à informação e garantir os direitos dessa parcela da população. Construído em parceria com organizações que já atuam diretamente na pauta da inclusão, o projeto foi recebido com entusiasmo.

Durante o encontro, também foi entregue um relatório detalhado apontando os principais pontos que precisam ser aprimorados na Arena. Com apenas 20 dias de gestão, a equipe técnica elaborou um mapeamento geral das melhorias necessárias, incluindo a troca para gramado híbrido, substituição da iluminação atual por refletores de LED, implantação de sistema de reconhecimento facial e melhoria no sistema de segurança, além de intervenções estruturais voltadas à mobilidade no entorno e à modernização da iluminação, alinhadas ao programa Ilumina Pernambuco.

Outro ponto importante abordado na reunião foi a integração das secretarias do Governo do Estado dentro do espaço da Arena, com o objetivo de fortalecer o uso do equipamento como um espaço multiuso e de interesse coletivo. Também foram discutidas as expectativas e o trabalho que já vem sendo desenvolvido para que Pernambuco atenda às exigências da FIFA e possa se tornar uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), André Teixeira, também participou do encontro.

“Recebi carta branca para tocar esse projeto e estou muito feliz pela confiança. Vamos transformar a Arena de Pernambuco na Arena da Inclusão. Quero que esse seja um espaço onde as pessoas tenham prazer em visitar, se sintam acolhidas e possam usufruir de tudo de bom que ela tem a oferecer. Agradeço à governadora Raquel Lyra pela confiança depositada no meu trabalho. O projeto foi muito bem aceito, e agora nosso desafio é viabilizar sua execução para que tudo isso possa, de fato, acontecer. Estou muito motivada a construir uma Arena mais acessível, integrada e verdadeiramente voltada para o povo Pernambucano”, afirmou a diretora-presidente da Arena de Pernambuco, missionária Michele Collins.