Com uma cultura organizacional focada na valorização das pessoas, as concessionárias de rodovia de Pernambuco, Rota dos Coqueiros e Rota do Atlântico, tem investido constantemente em iniciativas alicerçadas no compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento profissional de seu time de colaboradores. Responsável pela gestão do Sistema Viário do Paiva, PE 009, VPE 052 e VPE 034 as empresas, administradas pela Monte Rodovias, vem atuando de forma integrada, valorizando as oportunidades de crescimento qualificadodentro da empresa, além do reconhecimento dos valores pessoais em compatibilidade com os valores da organização.
Este foi o segundo ano consecutivo que as rodovias entram no ranking nacional das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, e a empresa reforça que o título é resultado de um ambiente de trabalho que traduz a confiança nas relações entra a empresa e os colaboradores, resultado de uma gestãofocada no acolhimento realizado junto aos profissionais, com respeito e empatia a todos os colaboradores, que incluem equipes de parceiros e terceirizados. Nas duas concessões, a valorização do plano de carreira está vinculada à constante observação interna, por meio de uma postura inovadora, aliada a seus processos. Um estímulo a mais para a retenção e atração de talentos, além do reflexo dessas práticas e políticas nos relacionamentos com stakeholders.
“Ser reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar reforça a missão da Monte Rodovias de oferecer um ambiente que respeita, incentiva e potencializa o melhor de cada colaborador. É, acima de tudo, resultado de uma construção cuidadosa das relações de trabalho, que envolvecomprometimento coletivo. Através de uma atuação contínua, buscamosa inclusão e a participação de todos para a construção de um local de trabalho acolhedor e inspirador”, afirma Luciana Barbosa, gerente de Gente e Gestão da Monte Rodovias.
Além Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros, outras duas rodovias administradas pela Monte Rodovias no estado da Bahia também fazem parte da lista de melhores empresas para se trabalhar. São elas: A Bahia Norte, que administra os trechos do Sistema BA 093, e a Litoral Norte, responsável pela gestão da BA 099.
Reconhecimento e engajamento
Entre os principais investimentos realizados pelas concessionárias para os colaboradores estão as políticas e os programas que incentivam o reconhecimento e o engajamento dos profissionais, com qualificação profissional e um olhar atento para a ampliação das habilidades de cada profissional, oportunizando seleções internas que estimulem a ocupação de novos cargos e posições de liderança. Outra grande prioridade da Monte Rodovias é a garantia da segurança, do respeito, da ética no local de trabalho, com campanhas que envolvem o público interno, parceiros e o amplo universo de clientes. Os benefícios e direitos assegurados se somam aos aportespara a qualidade de vida dos colaboradores e suas famílias, com programas de incentivo à saúde, com estímulo à prática de atividade física, além de uma atenção particularizadaaos cuidados com a saúde mental.
Representatividade feminina
A promoção de um ambiente de trabalho confiável envolve ações diárias da companhia para construir e manter uma cultura organizacional que garanta respeito, diversidade, imparcialidade, camaradagem, orgulho e equidade. A Monte Rodovias, hoje, é também referência em representatividade feminina, por ter 67% de mulheres compondo cargos operacionais e de liderança, nos dois estados brasileiros.
“Conquistamos o selo ONU Mulheres/Brasil, criado com o objetivo de garantir a equidade de gênero no ambiente de trabalho, com práticas que impactam o público interno e nossos usuários, como programas de segurança psicológica, de respeito e campanha fixa nas cabines de atendimento nas praças de pedágio contra o assédio. Realizamos um recorte geográfico e priorizamos de forma sensível a presença feminina na nossa equipe. Temos aqui mulheres que se dedicam, são mães solo, mulheres que querem sua autonomia, grandes lideranças com alto nível de comprometimento”, conta Luciana Barbosa.