Foi destacado, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), o requerimento de número 2020/2025, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). O pedido, que foi discutido pela autora da proposta e pelo vereador Gilberto Alves (PRD), concede voto de aplausos ao projeto “Capiba 120 anos – Preservação e Difusão”, com foco na conservação e promoção do valioso acervo artístico do compositor Capiba, extensivo à Associação Cultural Capiba, a Dona Zezita Barbosa, Rosângela Alves (Curadora), ao produtor cultural Amaro Filho e ao musicólogo e professor Lucas Pereira Guerra.
A vereadora Cida Pedrosa lembrou que Capiba foi um autor de letras de músicas atemporais, como a “Cala a boca menino” e tantas outras, e destacou a importância da preservação do acervo dele para a cultura. “A sua esposa guarda tudo, só que em acervo físico, que se destrói com o tempo. Estamos falando de mais de cinco mil partituras. Capiba compôs marchas, valsas, sambas, frevos, canções, e isso precisa ser registrado, porque senão o tempo leva. Essa turma [mencionada no requerimento] está transformando esse acervo em algo para a eternidade”, pontuou.
Em aparte, o vereador Gilberto Alves parabenizou a vereadora pelo reconhecimento e lembrou de momentos em que conviveu com Capiba. “Ele era uma figura humana, muito simples e muito generoso. Ele representa para todos não só a questão cultural, mas por ser uma pessoa muito generosa e simples”.