sábado, 5 de abril de 2025

Agrovale sedia primeira edição do Grand Prix Senai de Inovação


Uma disputada competição movimentou a Agrovale, nesta sexta-feira (4), durante o julgamento e premiação da primeira edição, no norte baiano, do Grand Prix Senai de Inovação. A iniciativa, um estímulo ao desenvolvimento de soluções para desafios reais da indústria, criado pelo Senai Nacional, movimentou 25 jovens aprendizes da empresa sucroenergética, divididos em 5 escuderias (equipes). 

O ponta pé inicial do desafio foi dado há 15 dias, quando os jovens aprendizes receberam a missão: encontrar uma solução para um problema de produção industrial. Cada escuderia contou com dois padrinhos de áreas diversas da Agrovale e os aprendizes tiveram também o acompanhamento dos professores do Senai na busca de uma solução viável e inovadora para o problema. 

Depois da apresentação dos trabalhos, uma comissão julgadora, formada pela gerente Administrativa e Financeiro, gerente Industrial, engenheiro químico, gerente de Gente e Gestão e o superintendente da empresa, premiou os três primeiros colocados com medalhas, kits com presentes e troféus. Segundo a jovem aprendiz, Raquel Mendes, representante da escuderia que conquistou o primeiro lugar, o trabalho foi árduo mas valeu demais a pena. “A gente colocou como proposta um sistema de lubrificação de emergência para que quando houver a queda de energia o sistema automaticamente lubrifique as máquinas para que ela não venha a sofrer desgaste e assim aumentar a sua vida útil”, comemorou.

Para o superintendente da Agrovale, Paulo Ricardo, o Grand Prix Senai de Inovação, além de ter representado um excelente mecanismo para a criação de soluções inovadoras, foi também um vetor para a valorização da responsabilidade social na empresa. ”Esses jovens aprendizes, seguramente serão o futuro da Agrovale, o futuro da Bahia, o futuro de Juazeiro, o futuro do Brasil. E a gente espera contribuir, para que eles venham se transformar em engenheiros mecânicos, engenheiros elétricos, engenheiros químicos, técnicos e engenheiros agrônomos”, ressaltou.

No encerramento do evento, a gerente do Senai no Norte da Bahia, Aline Dias, destacou que foi acertada a escolha da Agrovale para começar o projeto na região. “Eu estou muito feliz com a escolha. A Agrovale é uma grande parceira e virão muitas outras turmas do Grand Prix, em breve “, concluiu.