sexta-feira, 25 de abril de 2025

Abril Laranja é o mês dedicado ao combate de maus tratos a animais

 

O mês de abril é dedicado a prevenção contra a crueldade animal. Conhecido como “Abril Laranja”, o período foi idealizado pela organização estadunidense ASPCA - Sociedade Civil Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais – e ganhou força em todo o Brasil, mobilizando pessoas e Organizações Não Governamentais (ONGs) contra a crueldade animal. O mês também é crucial para estimular o cuidado responsável com os pets, além de incentivar a população a fiscalizar a atuação do poder público no combate a esse problema e a denunciar maus tratos.

De acordo com dados do Instituto Pet Brasil, em 2023 o país registrou mais de 184 mil animais em situação de rua, entre cães e gatos. O abandono é um dos principais fatores para o crescimento dessa população. O mesmo relatório aponta que 60% dos animais resgatados por ONGs sofreram maus tratos.

Entre as formas de agressões, estão mutilações, espancamentos, abandono, uso em competições, abuso sexual, e negligência, como a falta de alimentação, água ou abrigo seguro e adequado. A legislação brasileira, por meio da lei nº 9.605/98, de Crimes Ambientais, criminaliza esses atos e também protege os animais.

Atualmente, ONGs de médio porte – que abrigam de 101 a 500 animais - são responsáveis por cuidar de 40% dos animais resgatados no país. Em Pernambuco, a ONG Pet Help, localizada no bairro de Piedade, Região Metropolitana do Recife, cuida de mais de 140 animais vítimas de maus tratos e abandono.

Denúncias podem ser feitas à Polícia Militar pelo número 190, ou ao Disque Denúncia, pelo número 181. Além de denunciar, é fundamental apoiar instituições como a Pet Help, seja com doação de tempo ou recursos. Também é possível apadrinhar animais, que é o ato de custear os cuidados do pet dentro da instituição. Existem inúmeras maneiras de ajudar. Interessados podem entrar em contato com a PetHelp através do WhatsApp (81) 99157-6116, ou pelo e-mail: recife.pethelp@gmail.com.

Sobre a Pet Help
Com o lema de “Um lar de amor e esperança”, a Pet Help é um abrigo de cães e gatos, que há 8 anos resgata animais em situação de rua, e que muitas vezes foram vítimas de maus tratos. Na busca pela adoção, o abrigo oferta cuidados aos pets e, por meio das redes sociais, busca um lar para os pequenos. A iniciativa, que não tem apoio de políticas públicas, destaca-se por quebrar o paradigma de que animais para adoção vivem em lugares sem esperança.