No próximo dia 1º de abril, a cidade do Recife será palco da 3ª Marcha do Silêncio, ato simbólico em homenagem às vítimas da ditadura militar no Brasil e em defesa da democracia, da verdade e da justiça. A concentração está marcada para as 16h, no Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, de onde os participantes seguirão em caminhada passando pela Praça Padre Henrique, encerrando com uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), às 18h30.
Ao passar pela Câmara, a vereadora Cida Pedrosa irá apresentar dois importantes projetos de lei que integram ações voltadas para a preservação da memória histórica e a construção pública da verdade como direito humano da cidadania e dever do Estado.
O primeiro deles, o Projeto de Lei nº 99/2025, institui o Circuito da Memória do Recife, uma proposta que transforma a cidade em um museu a céu aberto da democracia. O circuito contempla marcos históricos relacionados à resistência democrática e à repressão, funcionando como espaços de reflexão, ensino e valorização da história política e social da capital pernambucana.
Entre os locais incluídos no circuito estão: Ponte da Torre (Placa de Cândido Pinto), Praça de Parnamirim (Busto de Padre Henrique), Praça de Casa Forte (Busto de Gregório Bezerra), Casa da Cultura (Antiga Casa de Detenção), Avenida Dantas Barreto (Local do assassinato de Jonas José), Palácio do Campo das Princesas (Prisão do Governador Miguel Arraes), Rua da Aurora (Monumento Tortura Nunca Mais) e Sítio Trindade (Memorial da Democracia).
"O Circuito da Memória é um compromisso com a educação democrática, a valorização da história e o fortalecimento da cidadania. Cada local de memória representa um alerta e um ensinamento, promovendo uma cultura de paz, verdade e justiça social", destaca Cida.
Além disso, também será lançado o projeto de lei “Varandas da Memória do Recife”, que propõe a denominação de trechos do Cais da Aurora, no Bairro de Santo Amaro, com esse título simbólico. A proposta visa reconhecer esses espaços como testemunhos vivos da trajetória cultural, social e política da cidade, reforçando a identidade recifense e ampliando a valorização de sua memória histórica.
A 3ª Marcha do Silêncio reforça o papel da memória como ferramenta de transformação e afirmação democrática. Ao celebrar os que resistiram e lamentar as vítimas, o ato convida a sociedade a manter viva a lembrança, para que nunca mais se repitam os horrores da ditadura.
Serviço
3ª Marcha do Silêncio
📅 Data: 1º de abril de 2025
🕓 Concentração: 16h
📍 Local: Monumento Tortura Nunca Mais (Rua da Aurora)
🕡 Sessão Especial na Alepe: 18h30