sexta-feira, 28 de março de 2025

Itaparica/BA abriga festival internacional de graffite e se revela como galeria de arte urbana a céu aberto


Até domingo, 30, as ruas históricas e belezas naturais de Itaparica abrigam uma verdadeira galeria de arte urbana a céu aberto com a realização da 7º edição do Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores - BTC 2025. Maior evento de arte urbana do Nordeste, o evento foi aberto ontem (27) e movimenta a cidade durante todo o final de semana com uma extensa programação que inclui exposições, mutirões de pintura em comunidades, workshops e shows, numa experiência artística e cultural única para moradores e turistas.

Com o tema “Bahia, Tela do Mundo. Quanto mais vejo, mais gosto de tudo”, o evento reúne artistas de 25 estados brasileiros e de 11 países. Durante os quatro dias de festival, eles levam arte urbana com grafites e murais para diferentes espaços da ilha, destacando a importância da arte como ferramenta de transformação social e cultural. O evento promove a conexão e interação entre artistas e públicos diversos da ilha com trabalhos que abordam temas sociais e culturais. 

*Visitantes de toda parte* - Everaldo Batista, secretário de Turismo e Cultura de Itaparica, realça que o festival tem a vocação de transformar espaços e comunidades através da arte, revitalizando áreas urbanas e as tornando mais atrativas e acessíveis. “Eventos como esse tornam Itaparica um verdadeiro ponto de encontro para a arte e cultura ao tempo que oferece para artistas locais e internacionais a oportunidade de expressarem suas visões criativas”.

Batista ainda comenta sobre a movimentação que o festival promove na cidade. “Em termos de turismo, um evento desse porte atrai visitantes de diversas partes, impulsionando a economia local e promovendo Itaparica como um destino cultural dinâmico e importante centro de criatividade e cultura na Bahia”, afirma o gestor.

*Atrações* - A abertura, ontem (27), foi marcada com o masterclass, “Arte Urbana e Mídias Sociais”, com as participações da doutoranda em literatura e cultura e militante do movimento negro unificado, a baiana Samira Soares, os artistas Rabisco Easy (MS) e Kueio (SP) e mediação da comunicadora Allana Gama. A noite também foi animada pela apresentação do Samba de Roda Raízes da Gamaleira. 

Hoje (28), das 9h às 17h, acontece o tradicional mutirão de graffiti, com a presença do DJ DK Selecta e participação especial da DJ Sista K, na Comunidade Porto dos Milagres. Amanhã, sábado (29), durante todo o dia, os artistas pintam painéis que vão compor o circuito BTC 2025, em muros localizados no Loteamento Vila Mar, Rua Lomanto Júnior e Rua Brasileirinho. 

À noite, o festival vai dar espaço para muita música. A cidade recebe o BTC Sound Fest, com atrações como Sista K, Noelson do Cavaco e a banda Simples Natural, que acontece na Praça da Quitanda das 19h às 22h. O último dia do festival, domingo (30), os artistas finalizam os murais e fazem o registro oficial com todos os artistas participantes.

O evento é realizado pelo Coletivo Vai e Faz e pela Rede Amo, com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital de Eventos Culturais Calendarizados. Também apoiam a iniciativa Colorgin, SerTão Filmes, Bahia Meu Amor, ManosCap e a Prefeitura de Itaparica.