Você sabia que as doenças cardiovasculares matam 400 mil brasileiros por ano? Exames preventivos ajudariam a prevenir muitos casos.
Obesidade, alimentação pouco saudável, sedentarismo, colesterol alto e hipertensão. Essas são algumas das causas das doenças cardiovasculares no Brasil, que, por vezes, têm desfecho trágico por falta de prevenção.
Estima-se que, pelo menos, 400 mil pessoas venham a óbito por doenças cardiovasculares ao final de cada ano, o que significa uma morte a cada um minuto e meio.
Segundo o Cardiologista Domingos Melo(foto) ao sentir cansaço, dor no peito, falta de ar, inchaço nas pernas e/ou palpitações é fundamental procurar um atendimento cardiológico. A maioria das doenças cardiovasculares é silenciosa, não apresentando nenhum sinal para o indivíduo. Por isso, o mais correto é fazer acompanhamento de rotina. Em casos onde a pessoa não possui histórico familiar, a partir dos 40 anos é recomendado fazer um check-up anualmente. Em contrapartida, caso a família do paciente já possua alguma doença cardiovascular, o ideal é fazer esse acompanhamento com o cardiologista a cada seis meses ou dependendo da gravidade.