terça-feira, 25 de março de 2025

Grupo João Teimoso traz reflexão da história recente do Brasil com o Circuito da Memória

É difícil quando nos dias de hoje, ainda, vemos ou ouvimos alguém dizer que não houve ditadura no Brasil, mas de uma coisa nós temos certeza: conhecer a nossa História é fundamental para aprendermos com o nosso passado. É com essa visão de prestar um serviço à sociedade através da arte, que o Grupo de Teatro João Teimoso, no próximo dia 01 de abril, dia D do Golpe Civil Militar (1964–1985), vai começar a encenar pelas ruas do Recife, o *Circuito da Memória, Reflexos do Passado ao Futuro, com pequenas representações nos pontos de repressão da Ditadura Militar*, ocorridos aqui no Recife.

O *Circuito da Memória, Reflexos do Passado ao Futuro*, vai iniciar no próximo dia 01 de abril e será iniciado com um passeio de Trenzinho narrando toda essa trajetória. O ponto de partida será ao lado da Alepe, na rua da União, passando pela Av. Dantas Barreto, local em que Jonas José Albuquerque de Barros, com 17 anos, e Ivan Rocha Aguiar, 23, foram assassinados no início do golpe de '64 em Pernambuco; e assim o trenzinho segue seu itinerário pela Casa da Cultura, antiga Casa de Detenção do Recife, na rua Floriano Peixoto, e prossegue narrando a história do período nefasto passando pela sede do antigo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) do Recife, um órgão estatal com a função de reprimir os indivíduos que poderiam desempenhar ações subversivas à ordem pública, na rua da união. E segue pelo Antigo Quartel do Segundo Exército, local em que Paulo Freire e tantos outros intelectuais foram presos, passando depois pelo antigo Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (Doi-Codi), que funcionou ao lado do antigo quartel do quarto exército, como uma agência de repressão política (1964-1984) e termina o percurso na praça do Monumento Tortura Nunca Mais que é um exemplo dessa busca pelo não esquecimento da perseguição e da tortura sofrida no regime militar, localizado na rua da Aurora, com mais outra encenação. Na dramatização, um paralelo entre a violência de ontem e a violência policial de hoje. 

O Grupo João Teimoso que completa 24 anos de fundação neste mês de abril, acredita na arte como uma excelente arma de conscientização e desde 2019 circula com a peça *Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões. No enredo, histórias de mulheres que lutaram, foram presas, torturadas e mortas no período da Ditadura Militar no Brasil. É um grupo de teatro com forte atuação no estado e que desenvolve ações em diversas frentes da cultura pernambucana.

Esse primeiro Circuito, será para convidados e algumas pessoas interessadas, o trenzinho tem capacidade para 30 pessoas em cada passeio.

O projeto teve alguns apoios de sindicatos, mas não conseguiu alcançar o valor estimado para a realização . Logo, fazendo jus ao Teimoso que carregam no nome, o Grupo resolveu levar o projeto à frente, pela importância de trazer à tona a memória dos anos da Ditadura à cidade do Recife e na esperança, também , de formar novas parcerias para continuar o projeto e se inscrever nos editais de fomento.

"Vamos lembrar a nossa história, para que nunca mais aconteça e nossa democracia se fortaleça", diz o diretor do Grupo João Teimoso, Oséas Borba. 

*Serviço:*

*Dia:* 01 de Abril de 2025
*Hora:* 14 horas
*Informações pelo whatsapp:* (81) 98897-1513 (Oséas Borba)

*Ficha Técnica:*

*Assessoria de Imprensa e Comunicação:* Mariângela Borba 

Direção Geral: Osėas Borba Neto 
Coordenação de Produção: Chell Moriim 
Elenco: Chell Moriim, Virgínia Kelly, Diego Lira, Ellen Salez, Rogério Barbosa e Rafaella Pallatos.

Equipe de Apoio: Matheus Albuquerque, Karine Lima e Tales Pimenta