terça-feira, 25 de março de 2025

Curso de segurança e prevenção de lesões abre inscrições gratuitas no Dia Nacional do Circo


No Dia Nacional do Circo, comemorado nesta quinta-feira, 27 de março, serão abertas as inscrições do “Corpo aéreo: curso de segurança e prevenção de lesões”, um projeto inédito na cidade, voltado para professores e professoras de acrobacia aérea residentes na Região Metropolitana do Recife (RMR). Os interessados têm até o dia 11 de abril para se inscrever gratuitamente via formulário: https://forms.gle/eKfHrZLeCc2kvH6D7 . O link para o documento também está disponível no Instagram do Casulo - Artes Circenses (@casuloartescircenses). O curso integra o projeto Formação em Segurança e Prevenção de Lesões para Aerialistas, subsidiado pelo SIC/Prefeitura do Recife, e é uma parceria entre o Casulo - Artes Circenses e a Papelão Produções. 

A iniciativa tem o objetivo de qualificar profissionalmente docentes de acrobacia aérea, promovendo um ensino mais seguro e embasado em princípios da anatomia, biomecânica, pedagogia circense e montagem segura de aparelhos. Também pretende democratizar o acesso ao circo para pessoas surdas por meio de uma oficina de tecido acrobático acessível em LIBRAS, que ocorrerá como parte das atividades do projeto.

Para o curso, serão 12 vagas para professores e professoras de aéreos, que devem comprovar pelo menos um ano de experiência no ensino da modalidade e residir preferencialmente na RMR, tendo em vista que as aulas acontecerão no formato presencial, na sede do Casulo - Artes Circenses e no Sítio Trindade, ambos na Zona Norte do Recife. 

O processo seletivo levará em consideração critérios de inclusão e diversidade, com reserva de 50% das vagas para pessoas negras, indígenas e trans, além de duas vagas garantidas para artistas do circo itinerante.

No dia 15 de abril, será divulgado o resultado da seleção e as aulas acontecerão nos finais de semana de 26 de abril a 08 de junho. O “Corpo aéreo” tem caráter teórico-prático e abordará temas essenciais para a segurança e o aperfeiçoamento da prática circense, incluindo:

Anatomia e biomecânica aplicadas aos aéreos;
Avaliação física para aerialistas;
Condicionamento físico e prevenção de lesões;
Pedagogia circense;
Segurança na montagem dos aparelhos;
Primeiros socorros para professores de aéreos.

O ensino de acrobacia aérea tem crescido significativamente no Recife, acompanhando uma tendência nacional de ampliação do acesso às artes circenses. No entanto, a formação de professores ainda enfrenta lacunas importantes, especialmente no que diz respeito à segurança dos praticantes mesmo o circo sendo uma atividade de alto risco. Estudos acadêmicos indicam que a prática de aéreos envolve um grau de risco comparável ao de modalidades atléticas de alto rendimento, o que torna imprescindível a capacitação técnica para a prevenção de lesões e acidentes. 

O “Corpo aéreo” vem suprir parte desta demanda. “Esse projeto é inédito por alguns motivos. Trata-se de uma formação para circenses totalmente voltada para o tema de segurança, com a carga horária inteira com esse foco. Além disso, ao menos nesses 10 anos em que trabalho com circo, nunca tivemos acesso a um curso de primeiros socorros para circenses em Recife e, nesta Formação, teremos uma capacitação adaptada para o contexto dos aerialistas”, explica Malu Vieira, professora de aéreos, que assina a coordenação pedagógica do projeto e também é tradutora do livro Applied Anatomy of Aerial Arts (Anatomia Aplicada às Artes Aéreas), cuja versão brasileira será lançada em Recife em junho deste ano.

A obra, traduzida por Malu e com revisão técnica de Hammai Assis, que é fisioterapeuta e especialista em artes circenses, vai servir de apoio pedagógico para as aulas de biomecânica e anatomia aplicada que as duas realizarão durante o Curso. Além de Hammai Assis Vieira e Malu Vieira, o “Corpo aéreo” ainda contará com participação do especialista em segurança circense Diego Leandro Ferreira (SP); e de Natália Lefosse, no módulo sobre capacitação em primeiros socorros para aerialistas. 

Uma das aulas do módulo de segurança oferecido por Diego será totalmente prática e acontecerá no Sítio Trindade, onde os participantes irão montar uma estrutura móvel para a atividade segura de aéreos na rua e aprender sobre ancoragens. “Sabemos que muita gente ainda pendura aparelhos aéreos de maneira insegura não só por questões econômicas, mas também por falta de acesso à informação. Um dos objetivos do curso é munir os participantes de conhecimentos suficientes para diminuir os riscos dessa prática”, explica Marina Duarte, fundadora da Papelão Produções, proponente e produtora do projeto.

*Serviço*
Corpo aéreo: curso de segurança e prevenção de lesões
Projeto Formação em Segurança e Prevenção de Lesões para Aerialistas
Realização: Casulo Artes Circenses e Papelão Produções
Inscrições: 27/03 a 11/04
Formulário de inscrição: https://forms.gle/eKfHrZLeCc2kvH6D7
Resultado da seleção: 15/04 (Instagram @casuloartescircenses)
Início das aulas: 26/04
Local: Casulo Artes Circenses e Sítio da Trindade (Recife) 
Vagas: 12, com critérios de inclusão e diversidade
Coordenação: Malu Vieira
Produção: Marina Duarte
Instrutores convidados: Hammai Assis, Diego Leandro Ferreira e Natália Lefosse

Foto: Camila Silva