Trabalhadores da cultura da comunidade do Pilar, no Bairro do Recife, serão contemplados no próximo sábado (29), das 10h às 12h, na Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, com o seminário "Por Uma Cultura de Direitos". O evento, gratuito, é promovido pelo Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Comitê de Cultura de Pernambuco (CCPE), em parceria com a Prefeitura do Recife e o Programa Recentro.
O seminário tem como proposta oferecer suporte e informações sobre legislações e mecanismos de fomento à cultura, como as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. Além disso, busca esclarecer dúvidas sobre as etapas de elaboração e execução de projetos culturais, fortalecendo o acesso a políticas públicas do setor.
A programação conta com a participação da doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Carolina Marsicano. Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Religião e Política (Laberp/Fundaj/UFPE), Marsicano atua em temas relacionados a gênero e sexualidade. Além disso, representantes do CCPE farão uma apresentação sobre o papel do comitê no estado e sua atuação junto à sociedade.
"A cultura é um direito fundamental e um pilar da cidadania. Nosso objetivo é aproximar cada vez mais os fazedores de cultura das ferramentas necessárias para ampliar seus conhecimentos e garantir o acesso aos seus direitos", destaca Joana D’Arc Ribeiro, coordenadora geral do Comitê de Cultura de Pernambuco.
Os Comitês de Cultura são redes de agentes, coletivos e instituições, articuladas por organizações da sociedade civil e fazem parte do Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), estabelecido pelo Ministério da Cultura (MinC). Essas organizações, selecionadas por meio de edital, desenvolvem atividades como: mobilização social; formação em direitos e políticas culturais; apoio à elaboração de projetos e parcerias; comunicação social e difusão de informações sobre políticas culturais.
Em Pernambuco, o Comitê de Cultura desempenha um papel estratégico com um plano de trabalho que prevê mais de 120 atividades até o final de 2026. Todo o trabalho é conduzido por três Organizações da Sociedade Civil (OSCs): a Associação de Filhos e Amigos de Vicência - Afav (Mata Norte/Agreste); o Movimento Cultural Cores do Amanhã (Região Metropolitana do Recife) e a Associação Estação da Cultura (Sertão).
SERVIÇO:
*Seminário “Por uma cultura de direitos”*
Quando: 29/03 – Das 10h às 12h
Onde: Escola Municipal de tempo integral Nossa Senhora do Pilar - Rua Bernardo Vieira de Melo, Bairro do Recife
Informações: @comitedecultura_PE