O Encontro Multidisciplinar da Obesidade acontece na próxima segunda-feira (31 de março), às 19h, no auditório do Hope, na Ilha do Leite e reúne vários profissionais de sua equipe multidisciplinar
Recuperar a saúde e ter qualidade de vida é o objetivo de quem procura a cirurgia bariátrica. Antes do paciente entrar no bloco cirúrgico ele passa por uma bateria de exames e é acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por cirurgião bariátrico, nutricionista, psicólogo e anestesista.
Muitos desconhecem todo esse protocolo e, para esclarecer essas e outras dúvidas, o cirurgião bariátrico Walter França promove nesta segunda-feira (31 de março), às 19h, no auditório do Hope, no 1º andar, na Ilha do Leite, o Encontro Multidisciplinar da Obesidade. O evento é gratuito e visa esclarecer todos os procedimentos para quem já se submeteu ou tem a indicação da cirurgia.
O encontro consiste numa conversa com os profissionais envolvidos neste tratamento da obesidade que é a cirurgia da obesidade. Além do cirurgião bariátrico Walter França vão interagir com o público a nutricionista Ana Paula Muniz, a psicóloga Cristina Botelho e a anestesista Lídia Cardoso. “É preciso haver uma consciência do paciente que ele vai precisar mudar hábitos. Aprender a se alimentar corretamente, sem excessos, e colocar a atividade física na sua rotina, após a cirurgia”, salienta Walter França. No evento, alguns pacientes cirurgiados falam sobre os seus desafios e êxitos pós cirurgia bariátrica.
Para um paciente se submeter a uma cirurgia bariátrica é necessário carregar consigo, além de muitos quilos a mais, vários problemas acarretados pelo excesso de peso. De acordo com o cirurgião bariátrico Walter França, com mais de 5 mil cirurgias em obesidade e doenças metabólicas no currículo, a cada dia a faixa etária de pacientes se expande. “Atualmente muitos jovens procuram a cirurgia e apresentam comorbidades preocupantes como depressão com isolamento social e quadros graves de ansiedade”, salienta. Além dos problemas citados, existem outros como diabetes tipo II, câncer, dermatites e dislipidemia (alteração do colesterol). Apneia do sono, incontinência urinária, problemas cardiovasculares e disfunções hormonais e erétil nos homens, doenças articulares, doença do refluxo entre outros problemas também atingem os obesos.
Segundo o cirurgião bariátrico Walter França, os métodos mais utilizados no mundo são as cirurgias Sleeve e o Bypass Gástrico . “Nessas intervenções cirúrgicas a média de perda de peso do paciente, oscila entre 40%, mas pode variar entre 25% e 55%” e é realizada através da videolaparoscopia e da cirurgia robótica, com rápida recuperação e alta em 24 horas”, relata.
SERVIÇO:
Encontro Multidisciplinar da Obesidade
Quando: 31 de março, às 19h
Onde: Auditório do Hope, no 1º andar, na rua Francisco Alves, 887
Cirurgião Bariátrico Walter França
Fone: (81) 9 9102-1163