Com o meio ambiente sempre presente entre as pautas do seu mandato, o vereador Anderson Correia (PP) apresentou, nesta terça-feira (25), um Anteprojeto de Lei para instituir a política municipal de implementação de energia solar nos prédios públicos de Caruaru. Na prática, a ideia é reduzir o uso de fontes de energia não renováveis, objetivando diminuir os custos da energia elétrica nos órgãos públicos da Capital do Agreste, com produção de energia fotovoltaica.
Segundo a proposição, além de visar gerar economia para o custeio da máquina pública, garantindo que Caruaru seja utilizadora de energia renovável, existem ainda outros objetivos como a promoção da segurança e diferenciação energética; economia de demanda com diversificação de produção de energia elétrica; proteção energética dos ambientes públicos, especialmente aqueles destinados à saúde e educação; redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa; melhoria na qualidade de vida e do meio ambiente; e estimular a geração de empregos e a formação profissional na cadeia produtiva e de serviços relativos aos sistemas de energia solar.
"Precisamos colocar nossa cidade entre as que oferecem soluções sustentáveis para o dia a dia, e nada melhor do que aliar a economia da máquina pública a essa questão da energia renovável. Temos um grande exemplo aqui em nosso estado de que é possível realizar essa política, o município de São Vicente Férrer, aqui no Agreste, instalou painéis de energia solar em todos os prédios públicos, incluindo hospitais e escolas. Queremos que Caruaru também seja exemplo neste sentido, revertendo todo gasto com energia elétrica em recursos para demandas da cidade, como saúde, educação e segurança. Além disso, contribuiremos para a redução da emissão de gases de efeito estufa através da substituição de fontes de energia não renováveis por energia solar”, destacou Anderson.