A 39ª Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco (RNMP), realizada de 17 a 19 de março, superou a meta de movimentação financeira e ultrapassou a marca de 31 milhões de reais. Com mais de 180 expositores de confecção, calçados e acessórios dos estados de Pernambuco, Ceará, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, o evento contou com 800 compradores de todas as regiões do país. Além disso, a edição trouxe inovação para o espaço dos estandes tradicionais com a implantação de painéis de LED com exposição dos catálogos virtuais das marcas.
A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e o Sebrae-PE, realizadora e correalizador da iniciativa, respectivamente, comemoraram o êxito do resultado e já anunciaram a data da edição do segundo semestre: 04 a 06 de agosto. “O projeto está completando 20 anos, é o maior evento do calendário da Associação, está consolidado há muito tempo, mas está sempre melhorando. Essa renovação constante se reflete nas metas que estão sendo superadas a cada edição. Para que isso seja possível, a Acic dispõe de uma equipe de patrocinadores e parceiros, unindo iniciativa pública e privada, e tendo, principalmente, o suporte do Sebrae-PE na capacitação dos expositores”, ressalta o presidente da Acic, Cláuston Pacas.
O analista do Sebrae-PE, Gilson Gonçalves, destaca que um dos fatores de sucesso da iniciativa é a disponibilidade de espaços que atendem às necessidades de cada perfil empresarial. “A Rodada de Negócios foi um sucesso, batemos a meta de faturamento e isso mostra a força da moda pernambucana. Estamos muito felizes também pelos resultados do Caruaru Moda Mundo. Era a etapa de validação comercial dos negócios dentro da rodada e tivemos uma devolutiva positiva de todos os empresários, com muitos elogios. Eles disseram que valeu muito a experiência, não só por comercializar, mas por colocar à prova todo o seu negócio. Os empresários tiveram excelentes retornos, fizeram muitos contatos e negócios foram fechados. Então, essa 39ª Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco foi muito exitosa”.
A compradora Kenya de Lima Faria, da cidade de Mirasol, em São Paulo, participou do evento pela quarta vez e também avaliou a experiência positivamente. “Tenho uma rede com 14 lojas em São Paulo e compramos as mercadorias para todas elas na Rodada de Negócios. Planejamos sempre comprar de 10% a 20% a mais que no ano anterior e estamos conseguindo bater essas metas. Todos os anos, descobrimos novos fornecedores e fortalecemos o relacionamento com os que já conquistamos em edições anteriores”, disse. Representando uma marca expositora de Santa Cruz do Capibaribe, que participa desde 2017, a vendedora Natana Soraia frisou: “a experiência tem sido muito boa. Desde a primeira rodada, sempre trazemos novos lançamentos e captamos mais clientes e nossa expectativa é não deixar de participar de nenhuma edição”.
A Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco é realizada pela Acic e correalizada pelo Sebrae-PE, contando com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE). Também conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Pernambuco (Sindivest/PE), além do apoio do Núcleo NTCPE e da Prefeitura de Caruaru.