Chamado pelo Mestre Getúlio Cavalcanti, de "o Menestrel Suburbano", e uma das apostas dele, na nova safra de compositores, para que a tradição do Frevo de Bloco não sucumba, Ricardo Andrade é filho do compositor Joel Andrade, autor do Hino do Paulista-PE e que foi finalista de Festivais, como o "Frevança", festival da Rede Globo Nordeste.
Ricardo alcançou o 2o lugar no Festival Frevo da Humanidade, em 2013, o único no qual participou, com a composição, intitulada, "Perfume da Poesia", uma homenagem aos 90 anos do Bloco das Flores, padrinho do Bloco Flabelo Encantado, onde está Presidente.
Em 2024, Ricardo Andrade compôs a música, "O Rei cinquentão", em homenagem pelos 50 anos Bloco da Saudade, e agora, em 2025, fez o Frevo de Bloco, "40 anos de Ilusões", homenageando as quatro décadas, desta importante agremiação(Bloco das Ilusões).
Além de Professor e Mestre em Gestão Pública, Ricardo Andrade é Historiador, talvez por isso, a facilidade, além da inspiração em contar e cantar a memória das agremiações líricas, de pau e corda, do carnaval pernambucano. Ele também é co-autor do livro, "FREVO DE BLOCO, dos saudosos clarins ao lirismo dos carnavais", ao lado dos também professores, Gilberlande Pereira dos Santos e Ricardo Paes Barreto, e que conta a história dos Blocos Líricos em Pernambuco.
Assim feito, Getúlio Cavalcanti, Heleno Ramalho e Fátima de Castro, os saudosos, Capiba, Romero Amorim, Bráulio de Castro, Levino Ferreira, Nelson Ferreira, Edgar Moraes e João Santiago, Ricardo Andrade também já compôs para diversos blocos(além dos já citados), tais como, Damas e Valetes, Flôr da Lira de Olinda, Flores do Paulista, Seresteiros de Salgadinho, Magia Lírica, entre outras.