domingo, 2 de fevereiro de 2025

#PerfilDoEmpreendedor Eliane Luna: Do Jogo de Panelas ao trabalho como Chef Confeiteira

 

Um dos mercados mais promissores atualmente é o de Confeitaria – quem viu o perfil do empreendedor sobre o Dona Suspiros e a Thorpes Brigaderia viu alguns números e dados sobre o setor. No entanto, dentro do campo de confeitaria, existe um ramo mais gourmet, o de Chefs Confeiteiros.

O mercado brasileiro está em constante crescimento e inovação. Segundo a pesquisa do Sebrae, o setor de confeitaria movimenta cerca de R$ 12 bilhões por ano. A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental, permitindo aos confeiteiros desenvolverem novas habilidades e criar produtos ainda mais surpreendentes e diferenciados.

Além disso, muitos confeiteiros estão investindo em novos modelos de negócio, como a venda de produtos online, a criação de cursos e workshops, e a abertura de lojas especializadas. Essas ações ampliam ainda mais o alcance e o impacto da confeitaria gourmet no País.

Eliane Luna
- Em Pernambuco, um dos nomes de maior evidência é o da chef confeiteira Eliane Luna, conhecida por suas habilidades excepcionais na confeitaria. Ela é formada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Unicap, também graduanda em Gastronomia pela Uniasselvi. Eliane tem atuado na confeitaria profissional desde 2015 e é especialista em pirulitos de cristal, chocolates, pizzas brownies, banoffees e bolos de chantininho (chantilly com leite em pó).

Ela tornou-se famosa nacionalmente quando participou e ganhou a 18ª edição do reality show culinário Jogo de Panelas do programa Mais Você na TV Globo. Além disso, Eliane é culinarista para marcas renomadas como Cobertop e Fleischmann.  Atualmente, ela é uma referência no mundo da confeitaria em Pernambuco e continua a inspirar muitos com suas criações deliciosas e inovadoras. O Blog Taís Paranhos conversou com Eliane para o perfil do empreendedor, onde ela nos contou a sua história, seu trabalho e sua trajetória de vida.

Como surgiu a Luna Confeitaria Artesanal?
A Luna Confeitaria Artesanal surgiu em 2017, após minha participação no Programa Mais Vc no reality Jogo de Panelas, quando me apaixonei pelo universo da gastronomia, especialmente da confeitaria.

De que forma trabalha a empresa?
Trabalhamos por encomendas personalizadas e estamos presentes nas principais feirinhas e eventos do Recife. Em nosso cardápio temos bolos diversos, inclusive os decorados e o nosso queridinho, bolo de noiva pernambucano. E ainda: brownie, cookies, biscoitos glaceados e doces de festas.

Para você, o que é empreender?
Empreender é mais que ofício. É entrega e amor. Sair do regime CLT é um desafio constante, é viver pensando, criando e arrisco dizer que é MARAVILHOSO. Mas como em todo caso de amor, tb existe dor. Dor nas dificuldades que o Ppaís atravessa, com altos impostos, inconstâncias, inflação... É preciso ser focada e resiliente.

Como você define Eliane Luna?
Parafraseando Euclides da Cunha, sou " antes de tudo, forte". Sagitariana, eclética, alto astral, guerreira, resiliente. Sou destemida, ao longo dos meus 53 anos, tenho orgulho do ser humano que me tornei. Amo a vida e suas nuances, não aceito menos que a eterna busca da felicidade. A minha "metade bicho" é feroz, é livre!!

É leoa e pássaro!

Protege e está sempre buscando novos e altos vôos.
Eliane Luna, pernambucana, casada com Alexandre Cavalcanti, mãe do Lucas e do Felipe, mãe dos meus pets Chupeta, Princesa e Nega.