Criança ouve rock? Criança tem a ver com o rock? Por que não? “O Rock é um gênero musical cheio de energia e isso combina muito com as crianças. Quando a gente iniciou essa jornada, percebemos que era um espaço que podíamos ocupar, tocando um gênero pouco explorado para essa idade”, afirma Barba, vocalista e violonista.
No início de 2025, eles viralizaram ao tocar dois covers em mashup (mistura de duas músicas completamente diferentes): o Funk do Patinho (Bento e Totó) e a música Enter Sandman da banda norte-americana Metallica. Eles tocavam com muita energia enquanto várias crianças dançavam. O Rock do Patinho estava pronto.
A banda é formada pelos músicos pernambucanos Nique, 33 anos (Vocal); Barba, 38 anos (Violão e Voz); Buba, 35 anos (Bateria); Fish, 35 anos (Baixo e Produção Musical) e Markinhos, 30 anos (Guitarra). A ideia da banda nasceu por unir trabalho com recreação infantil e o amor pela música. Nique e Barba têm um filho com Transtorno do Espectro Autista, o pequeno Arthur, e eles precisavam de horários mais flexíveis para poderem cuidar do menino.
Em entrevista ao Blog Taís Paranhos, a Banda Ludicanto nos conta porque escolheram fazer rock para crianças, as maiores influências musicais, as origens da banda, como foi viralizar nas redes sociais e ainda mandam uma mensagem para as crianças. Vamos acompanhar a partir de agora?
O Rock é um gênero musical cheio de energia e isso combina muito com as crianças. Quando a gente iniciou essa jornada, percebemos que era um espaço que podíamos ocupar, tocando um gênero pouco explorado para essa idade, além de tudo, ver as crianças e os pais curtirem juntos, nos dá uma satisfação muito grande.
Quais as maiores influências musicais de vocês?
Como somos cinco integrantes, todos nós temos influências diversas e isso é possível ver nos nossos shows. Acreditamos que música boa não tem gênero, mas confesso que em sua maioria, as nossas influências estão dentro dos mais variados estilos dentro do rock. Vai do rock dos anos 1940/1950/1960, passa pelo emo, punk, folk/country até o metal. No geral, dos anos 1940 até os anos 2000.
Como surgiu a Ludicanto?
A ideia da Ludicanto sempre foi ser uma banda, desde o início. A gente recebeu uma proposta de alguém que queria investir, já que naquele momento não tínhamos recursos. Esse projeto não deu muito certo e então decidimos ficar na área que já atuávamos que era de recreação(que até hoje oferecemos esse serviço com nossos recreadores). Essa época coincidiu com o diagnóstico de TEA do nosso filho (Barba e Nique) Arthur. Vimos a necessidade de sairmos dos nossos empregos convencionais e iniciar algo que nos desce maior flexibilidade para cuidar dele.
Com o passar do tempo, Nique e eu, começos fazer shows em dupla, até que Nique conheceu o nosso baterista Buba tocando em um ônibus e fez uma proposta a ele. Nesse momento, viramos um Power Trio. Já tínhamos uma estrutura melhor. Os outros dois integrantes entraram há dois anos. Markinhos o nosso guitarrista, pediu para acompanhar a gente em alguns shows e nunca mais saiu. Fish, o nosso baixista, comprou um baixo e só avisou, “Nesse final de semana eu vou tocar com vocês e não aceito um não como resposta” (essa foi a versão educada. rsrs) e também está com a gente até hoje. É importante dizer que todos estão com a gente porque gostam do que fazemos e se identificam com o nosso trabalho.
Foi incrível! Fish escutou o Funk do Patinho e levou a ideia para o ensaio, Markinhos começou a tirar os riffs (trecho curto de notas musicais repetidas várias vezes, que forma a base ou acompanhamento) de Metallica; Buba faz toda a parte Rítmica, que é muito bem construída, com o rock mas também com algumas batidas de funk no meio. Em um único ensaio a gente conseguiu construir e depois já levamos para os shows e aceitação foi imediata. Fish filmou um desses shows e resolveu postar. Hoje o vídeo tem mais de 1 milhão de visualizações e mais de 75 mil compartilhamentos.
Qual a mensagem de vocês para as crianças?
Que sejam crianças, pulem, gritem, cantem, baguncem os cabelos… A música é mágica! Ela nos faz sonhar, sorrir e espalhar alegria por onde passamos, vocês têm o poder de transformar o mundo com a imaginação e o coração. Beijos de todos da Ludicanto!!!