sábado, 1 de fevereiro de 2025

Inópia Humanóide: um papo sério com a Miséria espetáculo hoje no Espaço Fiandeiros


O ator Mário Cardona Jr. Iniciou a carreira artística no curso de Formação de atores do SESC de Santo Amaro. Sua estreia como ator foi em 1989 no teatro Apolo com o espetáculo “O Vôo dos Pássaros Selvagens”, dirigido por José Manuel. Cardona saiu do Recife seis anos depois, em busca de seguir a carreira também na TV e no Cinema, e retorna 30 anos depois, para única apresentação do seu primeiro monólogo “Inópia Humanóide” dia 1 de fevereiro.

Perseguições às minorias... Ataque sistêmico ao que diverge do poder instituído com base na truculência arquitetada por um sistema corrupto! Essa é a “ponta do iceberg” desse monólogo, que promete reflexões profundas do público. Inopia Humanoide teve sua pré-estreia no auge da pandemia, em outubro de 2020 com apresentação adaptada para o modo online com transmissão ao vivo da sala do ator Mário Cardona Jr., que foi transformada em um teatro com estrutura de luz e som para as apresentações. A estreia oficial foi no Rio de Janeiro em abril, onde cumpriu duas temporadas no Teatro Candido Mendes e uma temporada no Teatro Brigitte Blair. Fez única apresentação em João Pessoa dia 26 de janeiro e agora fará única apresentação em Recife dia 1º de fevereiro.

Para Mário Cardona Jr., o maior desafio de “Inópia” foi o processo de total desconstrução da postura, e do belo, porque todos os trabalhos anteriores que foi convidado remetem a isso. “O espetáculo flui por meio de uma reconstrução a partir do torto, do forte, ao mesmo tempo leve e sutil, porém assustador. Inópia não pode quase nada e ao mesmo tempo pode tudo”, conclui! O texto escrito há oito anos, trata de questões densas sobre as relações sociais, a falta de empatia e segregações. A narrativa mistura fundamentalismo religioso frente a uma moral arcaica baseada em privilégios machistas e sexistas e que, descaradamente, é chamada de política.

Segundo o autor e diretor diretor Ivan Martins, a concepção do espetáculo surgiu em um momento de grande perturbação emocional. Exatamente quando o país iniciou essa polarização; tanto o Brasil, quanto o mundo. “O texto não fala de ninguém em especial, mas a história se repete tanto, é tão viciosa que o texto acabou profetizando o que aconteceu e continua acontecedo em várias partes do mundo. Esse texto é meu grito de assombro em relação ao mundo e as pessoas. É um desabafo!” Portanto, fala de qualquer nação e em qualquer época. O objetivo de “Inópia Humanóide” é estimular a conscientização sobre os Direitos Humanos, a inclusão social e a empatia. “Espero que sirva de reflexão onde a empatia toque as pessoas para entenderem, que não dá para colocar tudo em caixinhas e deixar como está. Ou seja, que cada um possa reavaliar observações, ações e omissões”, enfatiza Ivan Martins.

Mario Cardona Jr. completa 35 anos de carreira como ator. E, nessa comemoração estreia o monólogo “Inopia Humanoide”, com texto e direção de Ivan Martins. Mario atuou em teatro, musicais e óperas e já soma 52 trabalhos nesses segmentos. No cinema atuou em 2 longas e 23 curtas , com destaque para “Caminho de Pedras” e o ultimo filmado no Amapá, “Marcas da Vida”. Estreiou na TV com a novela Mandacaru da rede Manchete. Depois atuou e dançou na Rede Globo, SBT, Record e Bandeirantes. Com destaque para as novelas “Os Dez Mandamentos”, Belíssima, Eterna Magia, a série JK. Seus últimos trabalhos na TV foram na novela “Nos Tempos do Imperador”, da Rede Globo onde interpretou o fotógrafo “Marc Ferrez” e na série Reis da Rede Record, onde interpretou o “Rei Umma”.

SERVIÇO:
Inópia Humanóide
Dia 1 de fevereiro às 20h
Teatro André Filho ( espaço fiandeiros) – Rua da Saudade, 240 – Boa Vista
 Ingressos pelo Sympla: R$60,00 – inteira / R$30,00 – meia
informações: (21) 989589020