O prefeito de Goiana, Eduardo Batista, realizou nessa sexta-feira (7) uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço dos primeiros 30 dias de sua administração. Ao lado do Controlador do município, Narciso Leite e do Procurador Geral Municipal, Gilmar Serra, o gestor destacou os desafios enfrentados e as principais ações implementadas para recuperar a cidade após um período de "apagão administrativo".
Segundo Batista, a ausência de uma transição,que deveria ter sido feita por lei, pela gestão anterior, dificultou o início da gestão, mas a equipe tem trabalhado incansavelmente para colocar a casa em ordem. "Foram muitas dificuldades, recebemos uma administração desorganizada, sem planejamento, sem documentação e com todos os dados apagados, mas já estamos dando uma grande resposta nesse primeiro mês de trabalho", afirmou. O prefeito destacou ainda que encontrou o município com licitações paradas, dentre outros problemas que emperravam o serviço público, mas garantiu que a cidade está agora retomando a normalidade.
Mesmo com as chuvas intensas que atingiram Goiana nesses últimos dias, a prefeitura tem se esforçado para garantir a assistência às vítimas e dar continuidade às obras. "A partir da segunda semana de fevereiro, será feita uma fiscalização detalhada das obras em andamento, como a da Vaca Mecânica, em Ponta de Pedras; a orla do Baldo do Rio; e a requalificação da praça da Boa Vista", disse. O prefeito ainda anunciou que neste próximo domingo (9), às 9h, será assinada ordem de serviço autorizando o início da pavimentação do pátio da feira livre de Flexeiras. Outra prioridade destacada por ele é a necessidade de limpeza nas galerias da cidade, após constatar os alagamentos e acúmulos de grande volume de chuvas em vias públicas, principalmente na sede.
Batista ainda salientou outras três ordens de serviço assinadas em janeiro desse ano referentes à pavimentação das principais ruas do Loteamento Nossa Senhora da Conceição; a construção da Praça do Dendê, em Atapuz; e a ampliação do cemitério municipal de povoação de São Lourenço.
Um dos principais desafios apontados por Eduardo Batista é a deficiência nos serviços de saúde. "É inadmissível que Goiana ainda não tenha uma clínica de hemodiálise. Estamos empenhados em mudar essa realidade", ressaltou. O prefeito também reforçou o compromisso de zerar a fila de consultas e exames, bem como adquirir um aparelho de tomografia para o município.
Na coletiva, foi afirmado que Goiana deverá ter uma Casa Azul para acolher com dignidade criancas atípicas e suas mães. "Faz vergonha a estrutura atual, precisamos investir nessa área e avançar muito em ação social", declarou.
Ele aproveitou a ocasião e confirmou a implantação do Bolsa Família Goiana e a distribuição de peixes na Semana Santa. Os projetos já estão sendo redigidos pela Procuradoria do Município para posteriormente serem encaminhados ao Poder Legislativo para votação.
Batista comemorou o sucesso do Verão Goiana 2025 realizado pela prefeitura no mês passado, nas praias de Ponta de Pedras, Carne de Vaca e Atapuz. "Foram 10 dias para montar essa grande festa, e as críticas sobre os investimentos não fazem sentido, pois o retorno econômico é significativo", justificou. Ele garantiu que haverá também em Goiana um grande Carnaval.
Pela primeira vez na história, um reajuste salarial foi concedido no mês de janeiro, com aumento de 8% aos professores, maior que os 6,37% concedidos pela União e de 10% para servidores ativos, inativos, pensionistas e contratados. Para os contratados, por questões pendentes, os reajustes serão pagos em fevereiro com o retroativo de janeiro.
Na próxima semana, Eduardo Batista e sua equipe vão a Brasília em busca de recursos e investimentos para Goiana. Entre os temas a serem discutidos estão a dragagem do Canal Goiana, a construção de um hospital da mulher, a volta da travessia entre Carne de Vaca e Acaú e melhorias na infraestrutura urbana.
O prefeito finalizou destacando a importância do diálogo com a população e com os vereadores. "A base de qualquer administração séria é a transparência e o compromisso com o povo. Precisamos ouvir para entender e fazer o melhor pelo nosso município", concluiu.