A degradação das áreas do Nascedouro de Peixinhos, que fica na divisa entre Recife e Olinda, reflete um conjunto de problemas ambientais, sociais e históricos que impactam diretamente o ecossistema local e a qualidade de vida da população.
Com mais de 100 anos de história, o Nascedouro de Peixinhos funcionou como um matadouro até a década 70. A partir de um trabalho comunitário, foi transformado em um complexo cultural e abrigava eventos, atividades esportivas e educativas.
Há mais de dez anos, o Nascedouro tem sido alvo de depredações e furtos. A edificação sofre com o descarte irregular de lixo, esgoto sem tratamento e a perda de biodiversidade.
A vereadora do Recife, Kari Santos (PT), esteve no local e prometeu cobrar providências da Prefeitura do Recife e do Governo do estado.
“Eu me pergunto como um espaço daquele, que alavancava nossa cultura, proporcionava educação aos jovens e ainda cuidava da biodiversidade, pode ter sido abandonado dessa forma. Uma história centenária que está se acabando em ruínas. Pouca coisa sobrou. O poder público precisa atuar com ações efetivas de segurança, cultura, esportes e educação”, afirmou Kari.
A comunidade que antes celebrava um espaço digno, com muita luta e resiliência, hoje conta apenas com uma biblioteca para estudantes e a Horta Comunitária Dandara, tocada por mulheres.
"Queremos este local vivo e que ele volte a ser um ponto de esperança na região. Vamos fazer o que for possível para resgatar a dignidade desta comunidade. Não vamos desistir do Nascedouro de Peixinhos!”completou a vereadora.