quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Seminovos impulsionam o mercado automotivo


A aquisição de automóveis usados tem se consolidado como uma opção vantajosa para muitos consumidores brasileiros. Entre os principais benefícios estão o menor custo de aquisição, a economia em seguros e impostos e a menor depreciação do veículo. Em 2024, o Brasil registrou um recorde na venda de veículos usados, totalizando 15.777.594 unidades comercializadas, aumento de 9,2% em relação a 2023. A desvalorização quase instantânea ao momento em que os veículos novos saem das concessionárias pesa bastante a favor dos usados.

 “Tem carro zero quilômetro compacto, que não oferece nenhuma opção de conforto, custando cerca de R$ 60 mil, valor que permite ao consumidor adquirir um modelo seminovo com maior espaço interno, estabilidade e segurança. A possibilidade de adquirir um carro de categoria superior, disponível à pronta entrega, emplacado e revisado faz os clientes comprarem mais seminovos”, destaca a diretora da Auto Parvi, Carol Griz.

Outro ponto positivo é a economia com seguros e impostos. Carros usados geralmente possuem prêmios de seguro mais baixos, devido ao seu menor valor de mercado. Da mesma forma, impostos como o IPVA tendem a ser mais baratos em veículos com mais tempo de uso, resultando em uma redução significativa nos custos anuais de manutenção do automóvel.

Com o mercado cada vez mais aquecido, as concessionárias investem no pós-vendas para garantir a segurança e a plena satisfação dos clientes. “Na Auto Parvi, oferecemos garantia de um ano para motor e câmbio. Geralmente esses veículos não estão mais com a garantia de fábrica e o cliente necessita estar respaldado para adquirir o seu seminovo”, afirma a profissional.

Pelos vários aspectos favoráveis, a compra de um automóvel usado continua sendo uma alternativa atraente para quem busca economia, variedade e menor desvalorização.