No último domingo (4), ocorreu a XII Regata Internacional de Catuama (Rica) na praia de Barra de Catuama, Litoral Norte de Pernambuco. Essa edição contou com a participação 47 embarcações e 120 participantes. O evento ocorreu em parceria com a Track & Field, Mangue Studio Digital, Cabanga Iate Clube, Vidya, Lifefit e Isdin.
“A Rica esse ano surpreendeu, não pelo número histórico de inscrições, mas pela vibração que sentimos. Todos os participantes estavam unidos no propósito de levantar a bandeira da vela, o nosso cenário e, acima de tudo, de viabilizar a nossa escolinha que começa na segunda (06). Tenho certeza que registraremos também um número recorde de inscritos nela. Saímos encantados e animados para organizar a edição de 2026 de forma ainda mais especial”, destacou o idealizador e organizador da Rica, João Limeira.
Todos os recursos arrecadados na regata foram revertidos em benefício da Escola de Vela Rica Catuama. A escolinha, como é carinhosamente chamada na região, é uma parceria entre a Rica e a Associação dos moradores e veranistas de Catuama. Além do valor das inscrições, são realizados leilões com obras de artes doadas e peças produzidas pelos jovens participantes da escola, e toda arrecadação de fundos é investida no ensino da prática da vela às crianças, integrando os moradores locais que já começam e participar do percurso da Rica com os demais velejadores.
Os participantes da regata destacaram a beleza natural do local e a organização do evento.
“Participei pelo segundo ano da RICA e outra vez foi tudo muito bom. É muito legal ver a quantidade de velas na linha de largada, além da grande confraternização entre velejadores de várias classes diferentes”, afirmou Marcelo Chiara.
De acordo com Marcelo Pupe Braga, velejador iniciante, a regata foi uma experiência enriquecedora. “A começar pelo acolhimento que senti dos mais experientes. A organização e a estrutura foram impecáveis. A Barra de Catuama é um lugar deslumbrante, com água cristalina e mar calmo. Seu clima rústico nos conecta ainda mais à natureza. Dar a volta na Crôa da Baleia foi uma ótima forma de desfrutar da beleza natural”.