O mercado de acessórios de crochê tem se intensificado significativamente, impulsionado pela procura de produtos autorais. No Brasil, o crochê tem crescido bastante nos últimos anos, através da busca por produtos artesanais e sustentáveis. As tendências em acessórios de crochê levam em consideração as cores vibrantes, detalhes handmade (feitos à mão), além de acessórios diferenciados e exclusivos. As redes sociais têm sido uma plataforma importante para os artesãos exibirem e venderem suas criações, facilitando o contato com consumidores interessados em produtos únicos e personalizados.
O segmento de bolsas femininas de crochê têm se tornado cada vez mais populares no Brasil, especialmente devido à sua combinação de funcionalidade e estilo artesanal. Para este ano que está começando, tons fortes como laranja, rosa, amarelo e verde, bem como cores naturais como marrom, bege e verde musgo, estão em alta.
Mesmo pessoas que têm profissões consolidadas, como Luka Barbosa, paralelamente a isso tem se dedicado ao empreendedorismo. Ela aprendeu a crochetar ainda criança e hoje trabalha com bolsas e acessórios autorais, além de dar aulas para novas crocheteiras. Vamos conhecer seu perfil agora.
Como surgiu a marca Luka Barbosa?
A marca Luka Barbosa Crochet surgiu com o intuito de produzir acessórios em crochet para pessoas que apreciam os trabalhos em crochê, mas com um toque de criatividade e autoralidade pois o objetivo era produzir peças exclusivas, personalizadas e atemporais.
Como o crochê é uma tendência que está em alta no verão de 2025, as peças vêm com a proposta de serem usadas em diferentes ocasiões pois combinam estilo, conforto e praticidade. Além da cores vibrantes, como o vermelho, laranja e rosa que trazem modernidade e energia , temos também a cor do ano mocha mousse , para um look mais tranquilo e fresquinho.
Além de empreender, você ensina a técnica do Crochet. Como é transmitir esse conhecimento que atravessa gerações?
Como professora de crochê, me sinto muito honrada em acompanhar as alunas nesse universo lindo que é o crochê. O crochê proporciona para todas (quem faz e quem ensina) uma tranquilidade e bem-estar já que é considerado uma terapia e tem, dessa forma, ajudado algumas alunas a saírem da depressão, ansiedade e tristeza. É uma técnica maravilhosa e muito linda!
Olha, Luciana Barbosa é uma pessoa muito corajosa e cheia de afetividade... para ser empreendedora é necessário coragem e empreender com o crochê precisa de muito afeto pois cada peça produzida carrega um pouco desse amor. É muito interessante pensar que cada peça criada/ produzida tenha uma carga emocional leve e saudável pois eu faço crochê ouvindo minha playlist de MPB e bossa-nova.
Serviço:
Instagram: @lukabarbosacrochet