O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) realizou entre os dias 06 e 10 de janeiro, a Operação Praia Legal, na orla das cidades do Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão, Tamandaré, Itamaracá, Ipojuca e São José da Coroa Grande.
A operação Praia Legal é uma ação do CREF12/PE realizada, pelo menos, a cada seis meses com o objetivo de verificar se as atividades físicas que estão sendo desenvolvidas nas praias de Pernambuco, são dinamizadas por Profissional de Educação Física regular junto ao Sistema CONFEF/CREFs.
O intuito é coibir o exercício ilegal da profissão e orientar as pessoas que praticam atividades físicas nas praias sobre a importância de buscarem acompanhamento de um Profissional de Educação Física habilitado junto ao Conselho.
Ao todo, foram 26 atividades fiscalizadas, sendo 21 treinamentos funcionais, um grupo de corrida, dois treinamento de voleibol, um treinamento de futevôlei e um treinamento personalizado. 30 pessoas fiscalizadas, sendo 26 Profissionais de Educação Física e quatro pessoas autuadas por não possuírem habilitação para atuarem, tendo suas atividades encerradas (um leigo, um graduado, um licenciado, um estudante).
“Temos sido implacáveis com o exercício ilegal da profissão. Com ajuda da tecnologia, drone, câmeras corporais e inteligência artificial temos combatido todas as irregularidades em espaços físicos ou virtuais. Coach, blogueiro, fisiculturista, estudante universitário, ex-atleta, influenciador digital, advogado ou qualquer outro não pode orientar, dar dicas, aulas ou prescrever exercício físico. Apenas o Profissional de Educação Física regular junto ao CREF tem essa prerrogativa. Quem fizer algo dessa natureza responderá criminalmente”, afirmou o presidente do CREF12/PE, Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), que também é advogado.
As fiscalizações seguem em todos os espaços com exercícios físicos como praias, academias, escolas, parques, studios e etc, além da Internet, para que a sociedade tenha acesso a um serviço de qualidade evitando acidentes ou até mortes dependendo do treino realizado com pessoas leigas. O CREF12/PE trabalha com drone e os fiscais utilizam câmeras corporais desde 2021 para realizar as fiscalizações com excelência e transparência.
O Conselho alerta toda sociedade para que procurem Profissionais de Educação Física habilitados para ministrarem seus treinamentos, assim como lugares regularizados a prestarem o serviço na área da atividade física, desportiva, recreativa e similares.
Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima do exercício ilegal da profissão ou de espaços de prática da Educação Física clandestinos. Denuncie pelo site: cref12.org.br/denuncia/. O sigilo é garantido.