Na próxima sexta-feira (24), às 8h, a prefeitura de Igarassu, através da secretaria da Mulher (SecMulher), em parceria com a Aroeira Produções, promove um circuito especial pelos monumentos tombados no Sítio Histórico de Igarassu.
O evento, intitulado “Elas no Igarassu de Andada’’, tem o público alvo as mulheres da cidade, como as marisqueiras, empreendedoras e também as dos Centros de Referências e mulheres da Assistência Social - CREAS. O objetivo é promover lazer, fortalecer redes de apoio, por meio de ações coletivas para socialização, e conectar essas mulheres à história e cultura da cidade.
Assim, o roteiro inclui visitas à Casa do Artesão, Sobrado do Imperador, Museu Histórico, Igreja e Museu dos Santos Cosme e Damião, além da Pinacoteca e da Igreja de Santo Antônio. Ao longo do trajeto, serão realizadas dinâmicas interativas voltadas à saúde mental, com profissionais de terapias alternativas, incentivando a construção de vínculos e o fortalecimento de redes sociais e familiares.
Ao longo do percurso, uma psicóloga da SecMulher estará reforçando a socialização dos participantes na ação. Para muitas das participantes será a primeira oportunidade de conhecer de perto os monumentos históricos de Igarassu, mesmo morando na cidade há décadas.
A professora Elcione Ramos, primeira mulher eleita prefeita de Igarassu, criou a secretaria da Mulher visando promover a igualdade de gênero e ampliar oportunidades para todas. “O evento não é apenas sobre lazer; é um ato de resgate e empoderamento. É a prova de que as mulheres de Igarassu têm direito à história, à cultura e ao protagonismo que sempre lhes pertenceu”.
Por fim, o circuito que termina com um lanche nos jardins da Casa do Artesão busca também integrar as mulheres com sua história e cultura local, reforçando o senso de pertencimento e comunitarismo.
O projeto é apoiado pela Igreja Católica Matriz dos Santos Cosme e Damião e reforça o compromisso com a inclusão e o bem-estar das mulheres da região.
Foto: Ivonildo Pedro