quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Jô Cavalcanti propõe Projeto de Lei pelo fim da escala 6x1 nos contratos da Prefeitura do Recife


A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) protocola, nesta sexta-feira (10), projeto de lei para reduzir a jornada de trabalho nos contratos administrativos, convênios, licitações, contratações administrativas e contratos temporários da Prefeitura do Recife. O objetivo é pôr fim à escala de 6 dias de trabalho para um de descanso, em todos os contratos de obras, serviços e parcerias públicas que envolvam transferência de recursos do município. 

“A jornada 6x1 é desumana porque tira dos trabalhadores e das trabalhadoras o tempo de estar com a família, de cuidar da saúde, da casa, de ter descanso e lazer e da convivência em comunidade. Lutar contra esse formato de trabalho, contra essa exploração, é lutar pelo direito de viver uma vida mais digna. E esse é um compromisso nosso com o povo trabalhador da nossa cidade”, afirma Jô Cavalcanti. 

A apresentação desse PL no Recife faz parte de uma ação coordenada entre vereadores do PSOL. Nesta quinta-feira (9), os parlamentares Amanda Paschoal (PSOL-SP) e Rick Azevedo (PSOL-RJ) protocolaram projetos com o mesmo teor em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. 

Os projetos, elaborados em conjunto com o movimento Vida Além do Trabalho (VAT), somam à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pelo fim da Escala 6x1, de autoria da deputada federal Erika Hilton, líder do PSOL na Câmara, em tramitação no legislativo federal. 

Para a deputada, ir contra jornadas de trabalho exaustivas deve ser uma luta de todas as escalas do poder. "Considero fundamental que nossa vereadora Jô Cavalcanti também paute o fim da escala 6x1 para os contratos, serviços e órgãos da prefeitura do Recife. A luta contra a exploração une trabalhadores e a sociedade como um todo, para além de partidos e espectros políticos. Recife pode dar sua contribuição e ser vanguarda desse processo, desde a ponta, desde o chão da cidade, onde vivem os trabalhadores brasileiros." afirma a Deputada Erika Hilton.

Foto: Paloma Luna