O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que seleciona candidatos interessados em ocupar uma vaga em alguma instituição pública de ensino superior, a partir dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão liberados no dia 13 de janeiro.
As inscrições para o Sisu são gratuitas e, neste ano, vão do dia 17 a 21 de janeiro. Todos os participantes do ENEM 2024, que não tenham zerado a redação e atendam aos requisitos estabelecidos pelas universidades, poderão participar. Mas é preciso estar preparado para tudo correr bem. Confira algumas dicas importantes, presentes em material produzido pelo Colégio Salesiano Recife:
*Antes das Inscrições*
- É necessário garantir que a conta gov.br esteja funcionando corretamente, já que é por meio dela que o acesso ao sistema do Sisu será realizado. Os dados e e-mail cadastrado devem estar corretos, pois ele será utilizado para futuras comunicações.
- O próximo passo é analisar as notas e escolher cursos que estejam dentro da sua faixa de pontuação. É importante pesquisar as instituições também, bem como a infraestrutura e localização, além das grades curriculares e das áreas de atuação dos profissionais formados.
*Durante as Inscrições*
- Nesta etapa, é preciso escolher até 2 opções de curso, priorizando os que mais interessam ao candidato e estejam dentro da sua faixa de pontuação. Em caso de indecisão, trocar ideias com outros colegas, profissionais da educação e até mesmo familiares pode ajudar.
- Mas é importante estar atento ao prazo. Não é recomendado deixar para a última hora.
- Caso desejem, as notas de corte também podem ser acompanhadas, já que são atualizadas constantemente no sistema.
*Mais informações*
As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/). O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, também no Portal Único de Acesso.
Ainda de acordo com o Colégio Salesiano Recife, caso o candidato não for aprovado na primeira chamada, o importante é não desanimar, pois existe a lista de espera e novas oportunidades podem surgir. As matrículas junto às instituições serão do dia 27 a 31 de janeiro. E a manifestação de interesse para lista de espera: 26 a 31 de janeiro.
Além do Sisu, os candidatos podem optar por outros programas como o ProUni e o Fies, que também utilizam a nota do Enem como critério de seleção, mas para instituições privadas de ensino.
Para mais informações, acesse:
[Edital] - https://sisu.mec.gov.br/#/legislacao