Com o anúncio das complementações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para 2025, divulgado em 27 de dezembro, Igarassu se destaca entre os municípios habilitados a receber recursos adicionais.
A cidade foi contemplada com R$ 7.978.199,25 (sete milhões, novecentos e setenta e oito mil, cento e noventa e nove reais e vinte e cinco centavos), que serão repassados em parcelas ao longo dos 12 meses do ano, destinados ao fortalecimento da educação pública municipal.
A prefeita Elcione Ramos, professora por formação, destaca o significado desse recurso para o desenvolvimento de Igarassu: “A educação é a base para uma sociedade mais justa. Esses investimentos permitem que avancemos ainda mais, oferecendo oportunidades e promovendo igualdade”.
O valor do bônus faz parte do modelo de distribuição do novo Fundeb, que prevê uma complementação federal progressiva. Em 2025, a União vai repassar 21% das receitas em três modalidades: Valor Anual por Aluno (VAAF), Valor Anual Total por Aluno (VAAT) e (Valor Aluno Ano Resultado (VAAR). Apenas sete dos quatorze municípios da Região Metropolitana do Recife receberam os recursos do VAAR, e Igarassu está entre eles, atendendo plenamente às condicionalidades exigidas.
Os requisitos incluem desde a gestão de resultados, com currículos alinhados e indicadores de desempenho, até ações que buscam reduzir desigualdades educacionais.
Para a secretária de Educação, Andreika Asseker, o resultado reflete um esforço conjunto. “Esse bônus é fruto do trabalho dedicado de alunos, professores, coordenadores e toda a equipe da educação. Políticas públicas como o Centro de Atendimento ao Professor de Igarassu, que prioriza a saúde mental e física dos docentes, têm sido fundamentais para garantir um ambiente educacional mais acolhedor e produtivo", destaca.
Com o bônus do Fundeb, Igarassu reforça seu compromisso em melhorar a infraestrutura, a valorização profissional e os indicadores educacionais, fortalecendo sua posição como referência em educação no estado.
Fotos: Ivonildo Pedro