Uma celebração vibrante e cheia de encantos tomou conta das ruas do Recife Antigo neste domingo (12). O “Perambulando”, iniciativa do Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, trouxe, novamente, um cortejo cultural que transformou o centro histórico do Recife em um espetáculo inesquecível.
A concentração foi no Armazém 13, localizado na Avenida Alfredo Lisboa. Às 17h, o cortejo partiu com uma explosão de cores e ritmos, conduzido por atrações que personificam a alma e a tradição popular pernambucana: o centenário Boi Tira Teima, o mais antigo de Caruaru, os majestosos Bonecos Gigantes de Lulinha, a energia vibrante da Cia Brasil Por Dança e o pulsar do Maracatu Nação Tigre tomaram conta do Marco Zero. Tudo isso embalado pelo ritmo da orquestra Paranampuká, que arrastou turistas e visitantes em um verdadeiro bloco de carnaval.
“Este foi, mais uma vez, um mergulho na nossa identidade. O ‘Perambulando’ não é apenas um evento, é uma exaltação da riqueza de Pernambuco. Essa iniciativa, que só foi possível graças à sensibilidade da governadora Raquel Lyra, traz representantes das nossas tradições para que os turistas e visitantes da capital do Estado possam experimentar o que há de mais interessante na nossa diversidade cultural”, destaca Paulo Nery, secretário de Turismo e Lazer.
Criado para envolver tanto turistas quanto moradores, o projeto tem se consolidado como um dos eventos culturais mais interessantes do estado, atraindo públicos de todas as idades para uma vivência única.
*Programe-se*
O “Perambulando” segue firme para os próximos dois domingos de janeiro de 2025, nos dias 19 e 26. O projeto oferece a turistas e visitantes uma oportunidade de conexão com as tradições e o patrimônio cultural de Pernambuco por meio de uma experiência interativa e acessível. O norte é o conceito de "perambular" – explorar livremente com curiosidade e disposição para novas vivências – incentivando uma jornada enriquecedora, repleta de cultura, criatividade e interação social.
Fotos: Arthur de Souza