Estudantes da UFPE obtiveram destaque em olimpíadas nacionais de conhecimento em 2024. Na Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (Obesq), a Universidade conquistou uma medalha de ouro e dez menções honrosas. E na Olimpíada Brasileira de Investimentos (OBInvest), a UFPE obteve uma medalha de ouro.
Na Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química, o estudante Lucas Manoel da Silva Sousa, do curso de Farmácia, ficou, pelo segundo ano, com a medalha de ouro na modalidade Química Orgânica. O aluno da UFPE também figurou na lista de destaque estadual e de menção honrosa. Sua representante foi a professora Jane Sheila Higino.
Outros nove alunos do curso de Engenharia Química da UFPE conquistaram menção honrosa: Antônio Elias dos Santos Neto; Davi Soares de Lima; Emerson Fernandes Silva; Geovanna Tavares de Andrade; Giulia Torres Silveira; Gleybson José da Silva Barbosa; Heloísa Vitória Rodrigues da Silva; Lucas Gabriel Pereira dos Santos; e Mayza Silva de Lima. O representante desses alunos foi o professor Maurício Alves da Motta Sobrinho.
Já na Olimpíada Brasileira de Investimentos, a medalha de ouro na categoria Livre ficou com o estudante Luiz Quirino de Andrade Neto, do curso de Engenharia Mecânica e membro da Liga de Mercado Financeiro da UFPE (UFPE Finance). Essa foi a primeira conquista de ouro para Pernambuco na categoria.
A Olimpíada Brasileira de Investimentos busca promover a Educação Financeira e democratizar o conhecimento sobre Finanças e Investimentos. Entre os temas abordados na competição, destacam-se: conceitos básicos de Economia; Sistema Financeiro Nacional; Educação e Matemática Financeira; Empreendedorismo; noções de Finanças Corporativas e Finanças Pessoais. A Categoria Livre da olimpíada é aberta a todos que já concluíram o ensino médio, professores, universitários e demais pessoas interessadas na área de investimentos.