quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

"Ainda Estou Aqui" é o Brasil no Oscar em três categorias

 

O filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles Jr, protagonizado por Fernanda Torres (Globo de Ouro de Melhor Atriz Dramática), Fernanda Montenegro e Selton Mello foi indicado para o Oscar em três categorias: Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Filme Estrangeiro e a categoria principal, Melhor Filme. 

A película cinematográfica conta a história de Eunice Paiva (1929-2018), que luta por décadas para saber o paradeiro de seu esposo, o engenheiro e ex-deputado Rubens Paiva (1929-1971), sequestrado, torturado e assassinado pela ditadura militar (1964-1985). O filme é baseado no livro de mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens e Eunice. 

Em 2024, 121 milhões de pessoas frequentaram as salas de cinema, e o número de espectadores de produções brasileiras dobrou em relação ao ano anterior, com destaque para o filme Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres, que conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama. Esta foi a primeira vez que a premiação foi entregue a uma brasileira.

Oscar - Fernanda Torres disputa a premiação com as atrizes Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore. Já Ainda Estou Aqui concorre, na categoria Melhor Filme, com Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte 2, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked.

Na categoria Melhor Filme Estrangeiro, a produção brasileira disputa a premiação com A Garota da Agulha (Dinamarca), Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia). 

TradiçãoHá 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria para a qual a filha foi indicada no Oscar 2025 por sua celebrada atuação em Central do Brasil, de 1998. Ela não venceu, mas a produção ganhou o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

Tanto Ainda Estou Aqui como Central do Brasil foram dirigidos pelo cineasta Walter Salles. A cerimônia de premiação do Oscar este ano está prevista para o dia 2 de março, também em Los Angeles.

O ator Selton Mello, que vive o personagem Rubens Paiva em Ainda Estou Aqui, também comemorou as indicações do longa brasileiro aos Oscar 2025. “Brasil no topo”, escreveu, em seu perfil no Instagram. Ele também postou uma foto em que aparece ao lado de Fernanda Torres e de Walter Salles.

Com informações da Agência Brasil