Dever cumprido. Quando perguntada sobre os quatro anos de atuação no Governo de Anchieta Patriota em Carnaíba, de 2021 a 2024, a Secretária não precisa pensar muito: “Da Guarda Civil à Secretaria de Assistência e Inclusão Social, tivemos ganhos importantes como zerar crimes violentos e conquista do Selo Unicef, entre outros reconhecimentos. Cumprimos nossa obrigação enquanto instituição pública que atua para a melhoria da vida das pessoas”, reflete.
Thaynnara é afogadense mas concursada em Carnaíba, onde tem também raízes familiares, e após o convite do prefeito Anchieta Patriota, ela ficou primeiro à frente da Guarda Civil. Deste período, ela destacou os seguintes feitos sob sua coordenação:
2. Inauguração da sede da Guarda;
3. Presidente do Conselho de Segurança do Município;
4. Criação do Gabinete Integrado de Segurança junto às Polícias Civil e Militar;
5. Implantação de videomonitoramento;
6. Descentralização da atuação do Conselho;
7. Em dois anos, crimes violentos zeraram, caindo de sete para zero no município ao final da minha gestão à frente da guarda e conselho de segurança.
Já à frente da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, a gestora também experimentou grandes feitos. “O acompanhamento contínuo das comunidades e representações sindicais nos fez compreender bem as demandas e dar resposta às necessidades de quem mais precisa, com muito planejamento e trabalho em equipe”, reflete.
O Selo Ouro nos anos de 2023 e 2024 transformou a secretaria e sua equipe em referência no acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família e demais serviços.
Mas ainda há mais feitos, e Thaynnara ainda destaca outras importantes realizações:
SEGURANÇA ALIMENTAR
1. Aprovação do PAA através de projeto da secretaria, com incremento de cerca de 1 milhão de reais;
2. Implementação da Cozinha Comunitária, servindo 80.000 refeições para famílias em vulnerabilidade social;
3. Ciclo de formação profissionalizante para mulheres em vulnerabilidade social e fomento à criação de grupos de Economia Solidária.
1. Entrega de termos de posse para famílias habilitadas junto à Companhia de Habitação do Estado de Pernambuco;
2. Coordenação do Programa Moradia Legal junto ao TJPE, com Decreto municipal regulamentando área de REURB;
3. Moradia para famílias quilombolas junto ao Programa Minha Casa Minha Vida.
INFÂNCIA E JUVENTUDE
1. Conquista do Selo Unicef como articuladora do Selo;
2. Criação do Festival de Juventude do município e reativação do Conselho;
3. Ingresso dos jovens do NUCA à gestão da pasta;
4. Criação da Bolsa Universitária PROUNICA e Bolsa Criança na Escola.
1. Acompanhamento contínuo dos idosos presentes na Asavap;
2. Grupos da melhor idade na zona urbana e rural;
3. Projeto audiovisual onde os idosos puderam filmar seus próprios filmes e serem registrados em filme próprio, rico em experiências e memórias de viagens, apresentações culturais, prática de esportes e muito mais.
A jovem ainda comemora o sucesso no curso de Direito, curso no qual encontra-se próxima à conclusão: “Tendo sido aprovada, ainda no 8° período, na 1° fase da OAB, pude tornar-me Conciliadora e mediadora da Casa de Justiça e Cidadania, com o objetivo de democratizar o acesso à justiça e garantir rapidez à resolução das questões junto ao Poder Judiciário”, informa.
O foco da gestora para 2025 é a conclusão da faculdade de Direito e da pós na UFPE: “A pós-graduação em Governança Municipal é fundamental para seguir avançando no cuidado com quem mais precisa, afinal quem nasce no Pajeú, terra de José Patriota, e ainda mais sendo filha da professora e militante Alice Motta de Queiroz, precisa sentir essa inquietação de buscar fazer bem às pessoas e ao nosso lugar”.
Além da “prestação de contas”, Thaynnara ainda aproveita para deixar uma mensagem de fim de ano a todos os leitores: “Despeço-me da tarefa com a sensação de dever cumprido e sem nenhum cansaço, porque o que a gente faz com amor nem mesmo parece trabalho. Deixo um abraço a cada carnaibano e carnaibana, em nome de dr. Anchieta Patriota, o gestor que mudou a história de Carnaíba e a quem rendo minha homenagem e apreço. Feliz ano novo!”.