terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Serra Talhada realiza I Conferência Municipal de Meio Ambiente e debate mudanças climáticas


A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu, na última sexta-feira (6) a I Conferência Municipal de Meio Ambiente e o I Seminário de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. Realizado no auditório do Senac, o evento integra a primeira etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para maio de 2025, quando o Brasil dará mais um passo na construção do Plano Clima, alinhado aos objetivos globais de sustentabilidade.  

Durante o evento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Júnior Moraes, destacou a relevância da iniciativa para além das fronteiras locais. “O evento foi de grande importância, não só para o nosso município, mas também a nível estadual e nacional. Tivemos como objetivo debater a emergência climática que nosso planeta enfrenta e construir, junto à população, propostas de ações e políticas públicas voltadas para esta realidade urgente,” afirmou Moraes.  


Com discussões voltadas à emergência climática, o encontro reforçou o compromisso de Serra Talhada com a agenda ambiental e a busca por soluções sustentáveis. As propostas construídas ao longo da conferência serão levadas à etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, consolidando a cidade como protagonista no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de políticas públicas eficazes. 

A conferência reuniu um público diverso, incluindo grupos estudantis, representantes de comunidades tradicionais, conselhos municipais, educadores e outros segmentos da sociedade. Entre os parceiros que contribuíram para o debate, estiveram presentes o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Serra Talhada, Ercílio Ferrari; o Major BM Roberto Menezes e a Major BM Agilana Inojosa, da Secretaria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco; o professor Wellington Cavalcante, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; e acadêmicos como a professora Lorinalda Silva e o professor Carlos Henrique, ambos da UAST/UFRPE.

Fotos: Ascom/PMST